Ícone do site Gazeta do Cerrado

Fungo de The Last of Us tem ‘primo’ no Brasil que ‘domina’ pequenos animais e é útil na agricultura; entenda

Ao parasitar alguns insetos, espécie 'Beauveria bassiana’ se manifesta com tipo de 'pó branco' nas vítimas mortas — Foto: Arquivo/Patrícia Dalzoto

O fungo do gênero Cordyceps, apresentado no mundo pós-apocalíptico da série norte-americana The Last of Us, tem um “primo” em terras brasileiras capaz de dominar pequenos animais – como formigas e aranhas – e devorá-los por dentro.

Trata-se da espécie “Beauveria bassiana”, que com esta capacidade de dominação passou a ser utilizada na agricultura como controle biológico de pragas em plantações.

A professora Patrícia Dalzoto, doutora em genética de microrganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudou por quase sete anos a espécie. Ao longo das pesquisas ela analisou como o fungo se reproduz.

De acordo com a professora, esse tipo de fungo só pode ser visto a olho nu quando faz um hospedeiro. A espécie é encontrada em todo território brasileiro, especialmente em ambientes úmidos.

“É um fungo que ataca, especificamente, algumas pragas. E em insetos ‘benéficos’, como abelhas, ele não faz nada”, explica.

Fonte: G1

Sair da versão mobile