Ícone do site Gazeta do Cerrado

Furtos e roubos de gado assustam fazendeiros no sul do Tocantins

Bezerro estava amarrado na cabine de caminhonete — Foto: PM/Divulgação

Furtos e roubos de gado estão assustando produtores rurais na região sul do Tocantins. Alguns criminosos agem em plena luz do dia. No caso mais recente, homens invadiram fazenda em Dueré e fugiram deixando um prejuízo de cerca de R$ 100 mil. No ano passado, 27 fazendas no sul do estado foram invadidas.

Primeiro, um homem chegou à fazenda em Dueré em uma motocicleta, reuniu o gado e levou para o curral. Em seguida, chegaram dois caminhões. Os criminosos carregaram veículos com o rebanho e fugiram.

O vaqueiro Bispo Dias de Carvalho era o único no local no dia do crime. “Não percebi nada. A gente tem medo, só a gente aqui. Só Deus e a gente”.

As 40 cabeças que foram roubadas carregam a marca FL, psta que pode ajudar a polícia a localizar os animais. O gerente da fazenda Márcio Paz Alves conta que além dele, vizinhos também foram vítimas do mesmo crime. “Tem vizinhos aqui que o gado deles foi abatido. O cara chega, mata e leva”.

Esse ano, 12 pessoas foram presas em flagrante suspeitas de roubar gado do sul do estado, segundo a Polícia Militar.

Publicidade

“Foi lançada no estado do Tocantins uma operação que se chama Passo do Seguro e essa operação visa combater furto e a receptação de semoventes, seja de gado, galinha, de porco”, explica o comandante do 4º BPM, tenente coronel Jaime Porfírio.

Num roubo praticado em Sucupira nesse mês, um bezerro foi escondido na cabine de uma caminhonete. Duas pessoas foram presas em flagrante. A caminhonete estava sendo dirigida por um homem de 48 anos e na carroceria tinha um bezerro amarrado. A Polícia Militar também abordou um jovem de 26 anos que estava em uma motocicleta acompanhando o outro veículo.

Os dois suspeitos confessaram que tinham furtado o animal e que no curral de uma fazenda próxima havia mais bezerros furtados da vítima. A PM encontrou os demais animais furtados e levou os dois homens para a delegacia de Alvorada.

Já em Alvorada, no mês passado, quando os ladrões terminaram de encurralar a boiada para embarcar em três caminhões foram surpreendidos pela PM, que conseguiu impedir o roubo de 52 cabeças.

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile