Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gazeta Análise Covid: Araguaína enviou duas vezes mais exames que Palmas para o Lacen; Veja a testagem das outras cidades

Maju Cotrim

Como estão as amostras de exames da Covid no TO? Com base em dados de um relatório que a Gazeta do Cerrado teve acesso, Araguaína lidera no número de amostras do Lacen.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) é o responsável pela realização dos testes de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2, esta metodologia é reconhecida e recomendada pelo Ministério da Saúde como padrão ouro para o diagnóstico da doença. O LACEN-TO possui em estoque 50.080 testes de amplificação RT-PCR (Biomaguinhos/IDT) e atualmente tem capacidade para processar 350 análises por dia.

O LACEN-TO realizou, até essa data, a análise de 6.084 amostras de RT-PCR, sendo 1.632 confirmadas positivas para COVID-19. Araguaína é a cidade que mais testou no laboratório estadual (40%) dos exames seguida por Palmas com 22%, depois Guaraí, Gurupi e Paraíso. Essa conta não inclui os testes rápidos nem de laboratórios municipais.

Atualmente, o Tocantins apresenta 2.205 casos no total, destes, 478 pacientes estão recuperados, 1.678 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 49 pacientes foram a óbito.

Publicidade

Veja a quantidade de exames para o Laboratório estadual por cidade.

Confira a tabela

Palmas

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro anunciou na tarde desta sexta-feira, 22, que o Município está adquirindo 10 mil reagentes para ampliar a testagem junto à população, e dessa forma avaliar com mais rigor técnico o quadro da pandemia na Capital. Dados de prefeitura apontam que até a tarde da quinta-feira, 21, o Laboratório Municipal de Palmas e também os privados da cidade realizaram 540 testes rápidos de Covid-19 e 63 testes sorológicos.

Araguaína

Conforme os dados da prefeitura de Araguaína, Desde 25 de março, quando os primeiros testes rápidos chegaram à cidade, um total de 2.622 casos suspeitos da doença já foram testados, sendo 1.924 descartados e 698 com diagnóstico positivo até a última segunda-feira, 18.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Análise
#Testagem

Sair da versão mobile