Ícone do site Gazeta do Cerrado

GAZETA ELEIÇÕES: Das 10 maiores cidades, pelo menos seis não têm nenhuma mulher como pré candidata a cabeça de chapa

Maju Cotrim

Dentre os cerca de 20 pré candidatos que até o momento se colocaram para disputar os cinco maiores colégios eleitorais do Tocantins, quatro são mulheres. Apenas em Palmas e Gurupi há mulheres com nomes colocados para a disputa ao Executivo.

O índice é de menos de 30% de mulheres até o momento no páreo nos maiores colégios.

Em Palmas são pré candidatas Janad Valcari (PL) , Vanda Monteiro (UB)  além da jornalista Roberta Tum (PCdoB). As duas primeiras são deputadas estaduais, Tum é jornalista pioneira e de Gurupi, Josi vai buscar reeleição na terceira maior cidade do Tocantins.

Na segunda maior cidade Araguaína não tem nenhuma mulher pré candidata colocada até o momento para a cabeça de chapa, em Gurupi a atual prefeita Josi Nunes (UB) vai disputar reeleição.

Na quarta maior cidade, Porto Nacional, todos os pré candidatos são homens: Ronivon Maciel, Antônio Andrade, Álvaro A7 e Formel do Agro.

Na quinta maior cidade, Paraíso estão colocados os nomes do atual prefeito Celso Morais e do ex deputado Osires Damaso e também nenhuma mulher para cabeça de chapa no momento.

As 10 mais

Se ampliarmos o olhar para as 10 maiores cidades tocantinenses o índice aumenta por causa de Guaraí onde a prefeita Fátima vai buscar reeleição e pode disputar inclusive com outra mulher: a ex gestora Lires.

Também cotada para lançar pré candidatura e disputar a prefeitura em Colinas está a ex vereadora, Raimundinha.

Em Araguatins, Tocantinópolis e Formoso não há até o momento nenhuma mulher pré candidata a cabeça de chapa. Das 10 maiores cidades, seis não tem nenhuma mulher como pré candidata a cabeça de chapa.

Veja abaixo as dez cidades mais populosas no Censo 2022:

(matéria atualizada ás 9h45min)

Sair da versão mobile