Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gazeta Eleições: Partidos no Tocantins têm desafio de atrair jovens; filiações partidárias caíram

Maju Cotrim

Em ano eleitoral os partidos disputam a preferência dos jovens que querem entrar na política. Mesmo com as alas específicas paga juventude, esse tem sido um desafio atual: conseguir atrair e fazer os jovens permanecerem na atividade partidária.

O Tocantins tem como estadual mais votado por duas vezes o mais jovem deputado Léo Barbosa que inspira a juventude. Na Câmara de Palmas, Pedro Cardoso se elegeu com base na bandeira da juventude. Dentre as prefeituras, Heno Rodrigues, gestor de Formoso do Araguaia, é o mais jovem e buscará reeleição.

Este ano para as Câmaras e até prefeituras muitos jovens se sentem atraídos a entrarem no processo eleitoral.

Filiados

O Estado do Tocantins registrou entre os anos de 2018  e 2022 um total de 16.897 jovens eleitores filiados a partidos políticos. A faixa etária é de 16 a 24 anos. Os dados foram compilados com base em informações de levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Somente em 2018 foram 5.757 filiados. Já em 2020 foram 6.734. Este período foi o de maior número de filiações partidárias de jovens até 24 anos. Em 2022, entretanto, foram 4.406 jovens filiados a partidos. Ou seja, no ano de 2022, houve uma redução de 35% no número de filiados, comparado a 2020.

Sair da versão mobile