Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gazeta Finanças: dicas para controlar gastos no cartão de crédito

Quando o assunto é cartão de crédito, existem aqueles que amam de paixão e aqueles que não querem ver nem pintado de ouro. Lidar com ele não precisa ser assim, cheio de extremos. É possível viver com equilíbrio, basta você saber como controlar os gastos no cartão de crédito. Assim, você não vai viver um pesadelo.

Essa forma de pagamento pode ser uma grande aliada no seu dia a dia. Confira algumas dicas para melhorar essa relação.

1 – Faça um planejamento financeiro

Quando assunto é lidar com dinheiro, a primeira dica sempre é se planejar.

  • Organize seus gastos;
  • Sabia o que é fixo e exclusivo do cartão de crédito;
  • Administre os gastos que aparecem no cotidiano.

Tudo isso é essencial para não sobrecarregar a fatura do seu cartão. Assim você não precisar fazer aqueles pedidos emergenciais para aumentar seu limite e acabar pagando mais do que você pode.

2 – Reduza o limite do cartão

Com o cartão de crédito é difícil sentir que está perdendo dinheiro, pois você não vê o valor saindo de imediato da sua conta. Mas você consegue ver o limite diminuindo e o aumento na fatura.

Então, para não gastar mais do que o seu salário, o ideal é diminuir seu limite para um valor que não comprometa toda sua renda e você consiga sempre fazer o pagamento integral da fatura. É interessante que o limite do seu cartão, não ultrapasse 30% do seu salário.

3 – Pague o valor total da fatura

Essa é a verdadeira dica amiga! Não pagar o valor total da fatura é uma furada. Quando você deixa de pagar o valor integral, entra no rotativo do cartão de crédito que tem os juros mais altos, podendo chegar a 14% ao mês. Quando você chega neste momento, é quando as coisas saíram do controle.

Se você diminuir seu limite para um valor que você pode pagar, as chances de não conseguir quitar o valor total da fatura é bem menor.

4 – Procure cartões sem anuidade

A anuidade é uma taxa cobrada pelo banco, ou instituição financeira, pelo uso do cartão. Muitas empresas fazem essa cobrança mesmo sem você usar o cartão e descontam o valor direto na fatura. Isso é um dinheiro mal gasto.

Hoje temos alternativas para nos livrar da anuidade como, cartões de crédito sem a taxa, ou aqueles que apenas cobram dependendo do valor gasto no mês.

5 – Controle o número de cartões

Nos impor limites é bom, e quando o assunto é cartão de crédito, essa tarefa é necessária. Tenha no máximo dois cartões de bandeiras diferentes.

Mas por que ter apenas dois?

Com dois cartões você tem mais controle para administrar a fatura e quanto pode consumir nele. Um você pode usar na sua rotina, e outro deixar guardado em caso de alguma eventualidade. Outra sugestão importante, nunca peça cartão de loja, normalmente o juros são mais caros.

O ideal é que os dois cartões juntos não ultrapasse o valor da sua renda, pois caso acabe gastando os dois integralmente, pode ter problemas depois.

6 – Defina a data de vencimento próxima ao dia do salário

Última dica, mas não menos importante é: coloque a data de vencimento do seu cartão de crédito para próximo da data que você recebe seu salário. Assim, você evita possíveis atrasos e multas.
Com o vencimento perto do dia que cai seu salário, você acaba se organizando para usar o dinheiro como prioridade para pagar a fatura.

Controlar os gastos no cartão de crédito é essencial para ter uma vida financeira saudável. Siga essas dicas e confira no seu dia a dia impactos positivos.

Fonte: Serasa Consumidor

Sair da versão mobile