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#GazetaEnem2019: Psicóloga dá dicas importantes de como se preparar antes das provas

Enem - Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão próximas de ser aplicada. Como o candidato tem se preparado e segurado a ansiedade para a chegada do exame?

Muitas vezes alguns problemas pessoais como insônia, má alimentação entre outros fatores podem afetar o desempenho do estudante na hora de fazer as provas.

No Tocantins os portões serão abertos nos locais de provas ao meio-dia e fechará às 13h, uma hora mais tarde do que o no passado. A mudança de horário acontece porque uma medida do Governo Federal, decidiu que o em 2019/2020 não haverá Horário de Verão no país

No dia 3, próximo domingo, e as provas aplicadas serão as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 10, os estudantes serão avaliados nas questões de  Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

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A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões acontece já no dia 13 de novembro, segundo o site do Inep.

Nesta fase final alguns candidatos tendem a exagerar um pouco nos estudos, mas é bom ir com cautela.

A Gazeta do Cerrado conversou com a psicóloga e psicanalista Michelle Prado. Ela deu dicas importantíssimas para quem vai fazer as provas e disse que candidatos devem preservar a saúde mental.

Confira a entrevista completa com Michelle Prado:

Como segurar a ansiedade no dia da prova?


Deve-se estar atento às questões de saúde mental dos indivíduos ao longo de todo o período de estudos e preparação. Apesar de orientações mais específicas (como técnicas de respiração e meditação) serem um suporte significativo, é um erro acreditar que a ansiedade possa ser trabalhada somente de forma pontual antes da prova, sem associá-la a um cuidado constante e de longo prazo.

Nesse cenário, tanto a terapia quanto a prática de exercícios físicos têm um papel imprescindível na vida dos indivíduos que estarão realizando as provas.

O candidato deve descansar antes da prova?


A forma como o indivíduo encara o “descansar” vai ter influência durante todo o processo. É comum que o descanso seja vivido com culpa, com sensação de perda de tempo, de atraso, de falta de esforço, daí, muitas vezes esses descansos não são realmente reparadores.

O “ócio” vem sendo retomado em estudos recentes como parte fundamental do processo criativo, capacidade reflexiva, interpretativa, etc. Saber como
se relacionar com todos esses fatores é fundamental (e descansar antes da prova também!).

Pensar demais antes do exame pode prejudicar o candidato?


“Pensar demais” geralmente é uma expressão utilizada para descrever um
sintoma da ansiedade. Pensa-se repetidamente e exaustivamente sobre a prova, sobre o que vai acontecer caso não se saia bem, sobre a sensação antecipada de fracasso, sobre a insegurança em relação ao que se sabe, entre outros.

Nesse contexto, “pensar demais” representa um estado de alerta, no qual o sujeito antecipa, mentalmente, inúmeras possibilidades de acontecimento e suas consequências, estabelecendo uma dinâmica de ansiedade e exaustão, que podem prejudicar a concentração, memória, e capacidade reflexiva durante a prova.

Um dia anterior ao exame, como o aluno pode se preparar?


É importante que a essa altura, cada aluno já se conheça suficientemente bem, para saber o que funciona para ele, especificamente. Existem orientações gerais, como dormir bem, alimentar-se bem, realizar atividades que diminuam a ansiedade, mas sigo acreditando que uma boa preparação está calcada em sentir-se autônomo nesse processo, conhecedor de si mesmo (do que é potência e do que é dificuldade), e tendo claros os significados que a prova tem para si mesmo.

O sono ajuda a ter um melhor desempenho?


O sono é um dos principais indicadores acerca do estado de saúde mental dos indivíduos, justamente por ter uma importância e influência crucial nos processos subjetivos, relacionais e biológicos. O sono auxilia e organiza inúmeros processos de aprendizagem, memória, concentração e capacidade reflexiva, influenciando diretamente no desempenho do aluno.

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