Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gerente da CEF afirma que liberação do empréstimo foi possível após Governo acertar débitos com o banco

Outra informação repassada aos prefeitos foi o detalhamento de quais obras serão contempladas pelos dois financiamentos - Whashington Luiz/Governo do Tocantins

Texto: Neya Chaves/ Especial para a Gazeta do Cerrado

Na reunião, nessa segunda-feira, 26, no Palácio Araguaia, Governo apresenta projeto pró-município, ocasião que o representante da Caixa Econômica Federal, Vandeir Ferreira, diz que a liberação do empréstimo só foi possível porquê o governo quitou pendências com a instituição.

Questionado sobre os entraves que impedia o Estado de fazer empréstimos na CEF, Vandeir afirma que o Governo pagou os valores devidos abrindo linhas de crédito como esse de 453 milhões. “Etapa que foi superada e agora podemos dar continuidade com os projetos”, afirma ele.

Ele informa ainda que o cronograma de execução do projeto será orientado pelo Governo. “Esta reunião de hoje é mais para orientar os prefeitos e informar como será feito toda a execução do projeto. ” Nós enquanto caixa faremos tudo para agilizar a liberação do recurso para estes municípios”, frisa Vandeir.

Os empréstimos

O Governo do Tocantins vai aplicar em cada um dos 139 municípios tocantinenses mais de R$ 1 milhão em obras de infraestrutura.

A proposta de redistribuir parte do valor do empréstimo com a CEF aos municípios surgiu quando o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ainda era presidente da Assembleia Legislativa (AL). A proposta foi aprovada pelos deputados e sancionada pelo Executivo estadual, virando a lei n 3.266, de 10 de outubro de 2017.

Além de aquecer a economia do Tocantins, a previsão é que o estado vire um grande canteiro de obras, gerando milhares de vagas de emprego e proporcionando melhores condições de vida para quem vive nos municípios e também organizando a cidade para receber bem os turistas.

Sair da versão mobile