O Cemitério Santana, o mais antigo da capital, tem sido alvo de atos de vandalismo. As esculturas, placas de identificação dos jazigos e até mesmo as lápides têm sido destruídas ou furtadas.
Segundo o funcionário do cemitério José Domingos, os furtos são recorrentes. “Tudo o que eles [vândalos] conseguem levar, eles levam. Cruz, pedras, esculturas, até as imagens grandes estão levando”, diz.
Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pela administração do cemitério, informou que firmou um convênio com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para reforçar o monitoramento do local por meio da aquisição de câmeras e sensores de segurança, além da instalação de cercas elétricas.
Segundo a Semas, a intenção é que seja montada uma central com integrantes da Guarda Civil que passem a monitorar toda a área, não só do Santana, mas também dos outros três cemitérios municipais que são administrados pela Secretaria.
No entanto, ainda não há uma data definida para que esses equipamentos sejam adquiridos e instalados. “É necessário seguir um processo. O contrato precisa ser encaminhado para a Procuradoria Municipal e, após a autorização, será efetuada a compra dos equipamentos. Isso deve ocorrer já nas próximas semanas”, informou a Secretaria.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) disse, por meio de nota, que tem intensificado o patrulhamento no Cemitério Santana.
Patrimônio histórico
Construído em 1939, com características da art déco, o Cemitério Santana foi tombado como patrimônio histórico do município, em 2000. Dos quatro cemitérios públicos de Goiânia, o Santana é o mais antigo.
O terreno, localizado na Avenida Independência, no Setor dos Funcionários, possui 290 mil metros quadrados. No local, já foram sepultadas diversas personalidades, dentre elas personagens que marcaram a história de Goiânia, como o seu fundador, Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Gercina Borges; o primeiro prefeito da capital, Venerando de Freitas, e o senador Alfredo Nasser.
Acompanha as redes da Gazeta ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO:🔴 https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br/
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/channel/UC9yBFVbNL2mHmS981ZHD0ug
WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Gazetadocerrado.com.br
Para mentes pensantes