Ícone do site Gazeta do Cerrado

Golpistas usam perfis falsos para oferecer isenção de multas e vendas de CNHs

Divulgação Detran

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Um golpe que promete aos motoristas serviços de isenção de multas e vendas de Carteira Nacional de Habilitação por um preço abaixo do mercado, está deixando Palmas em alerta. De acordo com as informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), os golpistas usam perfis falsos em um aplicativo de troca de mensagens com fotos e nomes de terceiros.

O caso mais recente aconteceu com um agente de trânsito do próprio Detran, que teve a foto utilizada para aplicar golpes. O gerente de Fiscalização e Segurança do órgão, Capitão Geraldo Magela comentou que a foto serve para dar credibilidade ao criminoso, já que, do outro lado, o cidadão vê a imagem de alguém ligada ao departamento e isso o ajuda a cair no golpe, que oferece CNH por R$ 1000,00.

Tudo tem início quando o criminoso começa a conversar com vítima, dizendo que enviou a mensagem por engano, pedindo desculpas. O motorista que possivelmente está numa situação parecida, começa um diálogo pedindo informações sobre como fazer o procedimento, em seguida o golpe é aplicado.

Megela fez ainda um alerta aos motoristas de Palmas. “O conteúdo do bate-papo é uma isca, visando atrair o cidadão, pois se trata de resolver problemas idênticos aos do Detran, de uma forma rápida e barata. Porém é um crime, inclusive quem cai nele também pode ser penalizado financeiramente, perdendo o valor pago”.

Por fim, o Detran informou que o Serviço de Inteligência já está investigando o caso e descobriram que os criminosos usam chips com o código do Tocantins, mas estão em outros estados. O agente de trânsito que foi vítima do golpe, já registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Sair da versão mobile