Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gomes comanda aprovação de socorro bilionário para a cultura e homenageia artistas: “veio da música a primeira reação solidária á crise”

Maju Cotrim

O senador tocantinense, Eduardo Gomes (MDB) comandou a sessão que aprovou projetos importantes para o país nesta quinta-feira, 4. Gomes que é ligado á cultura e também á pauta dos idosos teve a missão de comandar a aprovação de projetos que vão socorrer estes grupos na pandemia.

O Senado aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei 1.562/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras protetoras em locais públicos. A matéria vai à Câmara do Deputados.

Também foi aprovado o Projeto de Lei 1.075/2020, que destina R$ 3 bilhões para o setor cultural durante a crise causada pelo novo coronavírus. A matéria vai à sanção presidencial.

Foi aprovado ainda Senado o Projeto de Lei 1.888/2020, que concede auxílio financeiro emergencial a Instituições de Longa Permanência de Idosos em decorrência da Covid-19. Projeto vai à sanção presidencial.
“Foi uma sessão histórica para o país”, disse Gomes na presidência da sessão.

Gomes disse que a Cultura merece apoio e lembrou artistas tocantineses como Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e alguns brasileiros. “Todos nós temos uma trilha sonora na vida”, disse.

Ele fez um reconhecimento público a todos os artistas do país. “Mesmo sendo a primeira classe a sofrer com a pandemia veio justamente da música  a primeira reação solidária da crise através das lives e campanhas de arrecadação”, disse. Ele lembrou que uma live apenas teve mais de 3 milhões de visualizações. “Em todos os estados os artistas fizeram lives para ajudar”, disse. “É mais do que justo que nós possamos reconhecer a capacidade dos artistas do Brasil de mesmo num momento dificil prestar solidariedade á população brasileira”, disse.

O senador falou ainda de Aldir Blanc que dá nome á lei.

“Vou pra casa com cabeça erguida hoje de ter prestado um serviço grande ao país”, disse o senador . Vários senadores destacaram a função social dos projetos aprovados e a necessidade deles.

Gomes foi muito elogiado por sua articulação para aprovação dos projetos no Congresso. “Proteger a cultura é proteger a alma” disse o senador Esperidião Amin ao parabenizar Gomes.

Eduardo Gomes tem sido um dos principais defensores da pauta cultural e além disso é defensor de projetos para os idosos como a Universidade da Maturidade, que ajudou a criar.

Sair da versão mobile