Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gomes e Irajá venceram batalha dura pelo Senado; Conheça mais sobre os dois novos senadores do Tocantins

Senadores tomaram posse hoje em Brasília - Divulgação

Maria José Cotrim

Os dois senadores eleitos pelo Tocantins, Irajá Abreu e Eduardo Gomes  vão substituir Vicentinho Alves e Ataídes Oliveira. O páreo foi duro pelas vagas. O mandato é de oito anos. Os dois comemoram a vitória com familiares e amigos.
Eduardo Gomes ganhou em primeiro lugar com mais de 240 mil votos. Em meio a pesquisas de ultima hora antes do pleito ele nunca desanimou e sempre disse que iria ser o mais votado. Ele tem como suplente, Siqueira Campos que assim que se recuperar de saúde deve assumir por alguns meses a vaga.
Gomes enfim após ter sido vítima de pesquisas em 2014 conseguiu chegar ao Senado com amplo apoio popular e de lideranças.
Já Irajá Abreu enfrentou muitas críticas por ser filho da senadora Kátia Abreu mas afirmou que quer ser o senador mais jovem do Brasil na defesa pelo Estado. O apoio de prefeitos e líderes na última hora ajudaram na eleição dele que teve mais de 212 mil votos.
O terceiro colocado foi César Halum que lutou bravamente por uma vaga e teve votação expressiva também. Ele foi seguido por Vicentinho que teve 174 mil votos e figurou muitas vezes na liderança de maioria das pesquisas.
No Senado, os novos senadores terão o desafio de ajudar o Tocantins com mais recursos e ainda de destravar obras importantes como a de Porto Nacional.
Eduardo Gomes

Eduardo Gomes era o suplente de Siqueira Campos na coligação ‘Governo de Atitude’, mas assumiu a vaga após o ex-governador ter que desistir da campanha por problemas de saúde.

Carlos Eduardo Torres Gomes nasceu em 1966 na cidade de Estância (SE) e atuou no Tocantins como empresário antes de entrar na política. Ele começou ocupando as secretaris de educação e cultura em Xambioá em 1986. Chegou em Palmas em 1989, no ano de fundação da capital, e foi chefe de gabinete.

Eduardo Gomes também já exerceu mandatos como vereador de Palmas entre 1997 e 2003 e como deputado federal entre 2003 e 2015, esta é a segunda vez que ele disputa uma vaga ao Senado.

Irajá Abreu 

Publicidade

Irajá Silvestre Filho, conhecido como Irajá Abreu, foi lançado candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele nasceu em 1983 e é formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural.

Filho da Senadora Kátia Abreu, Irajá Abreu foi eleito deputado federal em 2011. Durante o mandato, se licenciou para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Foi reeleito como deputado federal em 2014.

Sair da versão mobile