Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gomes solicita a Ministério 200 mil testes e reforço de equipes para atender indígenas no Tocantins

Senador Eduardo Gomes - Foto: Divulgação

O crescimento de casos dentre indígenas no Tocantins preocupa os líderes e também órgãos. Em Formoso 1/4 da população Javaés já foi diagnosticada com o vírus. Na cidade atualmente são 269 indígenas infectados sendo que 70 já se curaram.

Nesta segunda-feira, 13, o senador e líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes solicitou ao ministro da saúde, Eduardo Pazuelo, reforço de equipe de saúde para a comunidade indígena no Tocantins.

Outra solicitação do líder foi o reforço  na testagem com a doação de 200 mil testes para o Tocantins. “Dentro dos padrões do ministério público federal e da Funai que seja reforçada a equipe de saúde e Assistência, é uma comunidade com característica específica, não é um combate puro simples”, disse Gomes á Gazeta.

Em Tocantínia também maioria dos infectados são indígenas, segundo os dados do Boletim diário.

Os indígenas estão isolados com barreiras nas aldeias. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde é a responsável pelas políticas indígenas na área e acompanhamento da situação junto com a Funai e governos.

Morte de indígena

O primeiro indígena morto por Covid no Tocantins foi de Formoso do Araguaia.O ex-cacique Juraci Wasari Javaé, 79 anos faleceu na tarde da última quinta-feira, 9, no Hospital Regional de Gurupi, onde estava internado desde terça-feira, 7, com problemas de cardiopatia. Juraci é fundador da Aldeia São João na Ilha do Bananal, em Formoso.

A Covid-19 mata mais os idosos e são eles a fonte histórica dos indígenas brasileiros.

Sair da versão mobile