Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governador anuncia Fundação Getúlio Vargas como banca organizadora do concurso da PMTO e entrega 72 veículos para a corporação

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na manhã desta segunda-feira, 14, no complexo esportivo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (QCG), a homologação do novo concurso para o quadro de praças e oficiais da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual anunciou a escolha da banca organizadora, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ficará responsável pela execução do certame que ofertará mais 660 vagas para a corporação. Também foram entregues à PMTO mais de 70 veículos.

O concurso da Polícia Militar já havia sido anunciado pelo Governo do Tocantins, ainda no ano passado. Segundo o Governador, o certame ocorrerá de forma célere para que o processo seja realizado o mais breve possível. “Escolhemos uma banca séria. A FGV [Fundação Getúlio Vargas] tem credibilidade, é isenta e vai garantir a realização de um concurso seguro e tranquilo. Nossa prioridade é melhorar a segurança pública em todo o Tocantins, reforçamos o efetivo e investimos continuamente na qualificação dos nossos policiais, garantindo mais segurança para a população”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa, destacando o investimento contínuo em melhorias estruturais para a corporação.

Certame

Serão 600 vagas para soldado com salário inicial que pode chegar a R$ 5.763,07, além de 60 vagas para oficiais, cuja remuneração para Aspirante Oficial será de R$ 10.842,13, totalizando 660 novas vagas na Polícia Militar. Esses novos integrantes da PMTO passarão por um rigoroso processo de formação para garantir que estejam aptos a cumprir suas funções com excelência.

Conforme o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, a previsão da realização da primeira etapa da prova é para o mês de dezembro deste ano. Ele afirmou que a contratação de novos policiais vai melhorar o trabalho da corporação e garantirá uma segurança pública mais efetiva. “Vamos realizar a primeira etapa do concurso ainda este ano, com previsão de que a prova seja aplicada no mês de dezembro. Com essas novas vagas, poderemos ampliar nosso alcance, especialmente em áreas que demandam maior presença policial”, destacou.

Esse é o segundo concurso da Polícia Militar na gestão Wanderlei Barbosa. Em 2021, o Governo do Tocantins realizou outro certame para a Polícia Militar do Tocantins. Naquele processo seletivo, foram ofertadas mil vagas, sendo 950 para praças (soldados), 25 para músicos e 25 para a área de saúde. A demanda foi elevada, com mais de 45 mil inscritos, o concurso foi composto por provas teóricas, testes de aptidão física e avaliações psicológicas e sociais.

Entrega de veículos reforça segurança no Tocantins

Ainda durante a solenidade, foram entregues 72 novos veículos para reforçar o patrulhamento da Polícia Militar em todo o Estado. Entre os veículos, estão 35 SUVs Duster, 23 caminhonetes L200 Triton e 14 Volkswagen Polos, que serão distribuídos para diversas unidades operacionais do Tocantins.

Esses carros atenderão tanto áreas urbanas quanto rurais, ampliando a presença da Polícia Militar onde a segurança é mais necessária. Com essa entrega, o Governo do Tocantins fortalece o compromisso com a proteção da comunidade. O governador Wanderlei Barbosa destacou que mais veículos serão doados para a segurança pública. “Por meio de parcerias e do empenho da bancada federal, podemos adotar iniciativas como essa. Estamos doando mais de 70 viaturas, mas vamos entregar mais de 300 veículos para a Polícia”, pontuou Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, ressaltou a importância dos veículos para o trabalho da corporação. “Somos muito gratos ao governador Wanderlei Barbosa e a bancada federal, pois estão preocupados com a segurança, equipando o nosso efetivo, esses veículos são importantes para nossa corporação. Destacamos que graças aos nossos governantes a Polícia Militar do Tocantins deve receber um helicóptero que vai nos auxiliar nas operações”, concluiu o comandante-geral, coronel Márcio Barbosa.

Também foi anunciado o repasse de um helicóptero Esquilo, do modelo de aeronave AS350 B3, conhecido por sua tecnologia avançada, sendo muito utilizado em operações policiais, buscas e salvamentos.

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa no evento os senadores Professora Dorinha Seabra e Eduardo Gomes; o deputado federal Carlos Gaguim; secretários de governo e demais autoridades.

Sair da versão mobile