Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governador destaca avanços da Saúde no Estado

Com a presença de secretários de Saúde dos nove estados que compõe a região, o governador Marcelo Miranda abriu oficialmente na manhã desta terça-feira, 29, o III Encontro de Secretários de Saúde da Amazônia Legal. O evento está ocorrendo no auditório do Hotel Girassol Plaza, em Palmas.

 

O governador disse que a reunião constitui uma importante oportunidade para discutir as demandas do setor na região. Uma área, que segundo ele, é tratada em seu Governo com prioridade. De acordo com Marcelo Miranda, por meio de planejamento e parcerias, as adversidades estão sendo superadas, o que já permite uma agenda de inaugurações em todo o Estado. “É injusto dizer que as mudanças não estão acontecendo, os avanços nos permitem afirmar isso. Diferente de outros estados, estamos entregando obras, abrindo leitos, ampliando os serviços em saúde”, destacou, enumerando as obras entregues nos últimos dias em várias localidades do Tocantins.

 

Publicidade

Marcelo Miranda elogiou a pauta do encontro, disse que é preciso discutir os fundos estaduais de saúde e o projeto que prevê a compra consorciada de medicamentos entre os estados da Amazônica Legal. “Vemos essa iniciativa como essencial para promovermos economia de recursos, principalmente na compra de medicamentos de alto custo”.

 

Pautas

O Encontro de Secretários tem como principais pautas de discussões o projeto de consórcio para compra de medicamentos envolvendo os nove estados da Amazônia Legal, os Fundos Estaduais de Saúde e a troca de experiências de políticas de saúde realizadas nos estados.

 

O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Marcos Musafir, explicou que o momento é de fortalecer a relação entre os estados para que se consigam mais benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O momento é de nos fortalecermos para pedir ao Governo Federal que reveja a redistribuição de recursos para benefício da população. Será um evento muito importante, no qual poderemos ouvir, por exemplo, o professor Sady Carnot Falcão Filho, que vai explicar aos secretários e técnicos das secretarias sobre a legalidade, o cuidado e a aplicação dos recursos do Fundo de Saúde”, disse.

 

O secretário esclareceu que o consórcio para aquisição de medicamentos de alto custo visa fazer com que os estados adquiram medicamentos a um custo mais baixo. “Tratam-se de medicamentos que não são padronizados e na maioria das vezes são judicializados. Queremos estabelecer a padronização da aquisição desses medicamentos, em grupo, na intenção de que saia mais barato”, destacou.

 

Regionalização

 

Para o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto, a região Amazônica precisa de um olhar diferenciado do governo federal e o Conselho tem priorizado essas questões regionais. “Vamos discutir mais recursos, mas também a boa gestão, a eficiência. Em encontros dessa natureza se aprendem e se ensinam, como essa questão do consórcio que está em pauta neste encontro. É uma das alternativas para desatar nós, no que diz respeito à compra de medicamentos”, pontuou.

 

Compartilhando da mesma opinião do presidente do Conass, o secretário da Saúde do Pará, Vitor Manuel Jesus Mateus, também ressaltou a necessidade de um olhar diferenciado para os estados da Amazônia Legal. Segundo Vítor Manuel, o encontro é uma oportunidade de discutir as questões comuns que envolvem os estados da região. “Esse encontro é uma oportunidade para avançarmos em proposituras únicas para a região”.

 

Presença

 

Participam do encontro representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Sair da versão mobile