Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governo do Tocantins monta hoje gabinete de crise para reforçar medidas contra coronavírus; Estado não tem nenhum caso

Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse reuniu com várias secretarias além da Saúde para tratar do coronavírus na manhã desta quinta-feira, 12.

Todos os poderes foram convidados para uma reunião para formação do gabinete de crise e anúncio de medidas que serão adotadas pra prevenção do coronavírus. O encontro será as 16 horas.

O secretário de Saúde vai apresentar o plano de contingência aos poderes.

Veja nota da secretaria de saúde à Gazeta sobre o assunto:

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que iniciou as ações para combate ao novo Covid-19 com antecedência, sendo o 5º estado a apresentar seu plano de contingenciamento ao Ministério da Saúde (MS), antes de reunião com secretários de Estado de todo o Brasil convocada pelo Órgão.

Ainda em janeiro, a SES se reuniu com diversos setores da saúde com a finalidade de alinhar, monitorar e agir na ocorrência de casos suspeitos. Durante a reunião discutiu-se o Boletim Epidemiológico, o Plano de Contingência e os fluxos que foram definidos para o Covid-19.

Em busca da organização da rede de Assistência à Saúde do Estado do Tocantins, para manejo correto e tratamento de possíveis casos do novo vírus, a SES realizou também, no início de fevereiro, capacitação para técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares dos 18 hospitais de gestão estadual.

O Tocantins está ao lado de outros quatro estados que continuam livres do Covid-19 ou casos suspeitos. Esta realidade é reflexo da organização, gestão e eficácia do Governo do Estado na cobertura e assistência de todo o território tocantinense. O quadro definido e esperado de pandemia, não muda as ações tomadas pela vigilância epidemiológica que continua atenta aos possíveis novos casos que possam surgir.

Palmas, 12 de março de 2020.

Sair da versão mobile