Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governo do Tocantins orienta cidades sobre gestão de programas socioassistenciais

Dando continuidade às ações de acompanhamento “in loco” dos serviços prestados pelas áreas da Proteção Social Básica (PSB), Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro único (CadÚnico), uma equipe de monitoramento da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) estará a partir desta segunda-feira, 10, nos municípios de São Bento do Tocantins, Pequizeiro, Goianorte e Presidente Kennedy. A ação tem como objetivo prestar apoio e assessoria aos gestores e técnicos sobre as demandas de pactuação no cumprimento das metas de desenvolvimento do Centro de Referencias de Assistência Social (Cras).

A gestora da Setas, Patrícia do Amaral, explica que o acompanhamento da execução dos Programas socioassistenciais nos 139 municípios complementa a política de Assistência Social e sua execução, contribuindo para o planejamento futuro e melhoria na qualidade dos serviços. “Por meio das oficinas técnicas, serão abordados os principais problemas detectados durante as visitas de monitoramento no Cras e apresentadas possíveis soluções para cada inconsistência, para o melhor aperfeiçoamento dos serviços socioassistenciais prestados à população”, disse.

Esta agenda de monitoramento teve início no dia 12 de junho e já contemplou os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Tocantinópolis, Xambioá, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia, Colinas, Filadélfia, Barra do Ouro, Paranã, Natividade e Taguatinga. A previsão é que as viagens de monitoramento voltem a ocorrer no mês de agosto.

 

Monitoramento

As visitas de monitoramento são um instrumento fundamental para percepção dos serviços da assistência social no local, e permitem a orientação adequada para o alcance dos objetivos e das metas previstas. Além disso, possibilitam a identificação de eventuais falhas, a revisão de decisões, a racionalização de recursos públicos e, consequentemente, um redirecionamento das ações.

Sair da versão mobile