Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governo doa terreno para a construção do Hospital da Mulher, em Palmas

O projeto de construção do Hospital da Mulher avança e segue uma importante etapa com a publicação do Decreto 6.550/2022, nesta sexta-feira, 27, que destina à Secretaria da Saúde (SES-TO) o terreno para a construção da unidade, em Palmas. A criação de uma unidade hospitalar especializada para as mulheres já havia sido divulgada no plano de governo de Wanderlei Barbosa, desde o ano passado.

Ao todo, quatro lotes interligados foram destinados à SES-TO para a construção do hospital, em uma área localizada na Quadra ACSUSO 130 que ultrapassa 20 mil m².

“Temos um governo próximo do nosso povo e a saúde é uma das áreas de maior importância da nossa gestão. É de extrema importância a criação de um hospital especialmente para as mulheres e é com felicidade que já avançamos com a doação da área, que nos possibilitará, ainda mais, tirar esse projeto do papel”, enfatizou o Governador.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, o decreto demonstra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em dar agilidade ao processo de construção do novo hospital. “Recentemente ele esteve no Hospital Dona Regina e constatou a realidade da unidade que apesar das melhorias que faremos, não atende as demandas da população”, relembrou.

O secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, afirmou que o hospital é uma obra prioritária da gestão. “No nosso planejamento interno, o decreto faz parte de uma etapa de conceituação do projeto arquitetônico, que traz uma estabilidade e governança ao que está sendo elaborado”, ressaltou.

Hospital da Mulher

A unidade tratará de forma qualificada as demandas de saúde de pacientes do sexo feminino, sendo ainda um espaço de atenção com serviços de tratamento, atendimento e reabilitação, além de ser um ponto de apoio para as mulheres do Tocantins.

No ano passado, a Fundação Ezute foi contratada para fazer consultoria e estudos para viabilização do projeto do hospital. Agora, com a definição do local onde a unidade funcionará, os estudos caminham para as estampas de conclusão que permitirão a abertura do edital de licitação referente à construção. “Esse decreto faz parte de uma dimensão estratégica e gerencial do projeto, que se encaminha para fase de estudo e modelagem para, depois, prosseguir para uma fase de abertura e uma fase pública de diálogo com a população interessada, com os órgãos de controle e com os órgãos de classe”, finalizou o secretário de Parcerias e Investimentos.

Sair da versão mobile