Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governo providencia instalação de 10 novos leitos de UTI covid em Gurupi

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O secretário estadual de Saúde do Tocantins, Edgar Tollini,  encaminhou ofício ao Ministério Público Estadual no qual informou as providências que estão sendo tomadas para implantação de 10 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

 

A resposta da SES-TO ao MPTO atende a uma requisição expedida em 10 de julho pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, para que o Governo do Tocantins informasse as medidas que estão sendo tomadas para ampliação do número de leitos habilitados e devidamente equipados para atendimento a pacientes de Covid-19, no HRG.

A Promotoria de Justiça de Gurupi tem demonstrado preocupação com o crescente número de casos positivos registrados na cidade e com a expressiva taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Hospital, que chegou a 100% por vários dias, e agora está em 80%.

 

De acordo com a SES-TO, está sendo providenciada a organização da estrutura física para instalação dos 10 novos leitos de UTI, com o remanejamento de setores e serviços do HRG.

A Secretaria também disse que já conta com os 10 respiradores e que os demais equipamentos, recursos humanos e insumos deverão ser viabilizados em termo de referência para contratação emergencial de empresa jurídica especializada no gerenciamento e operacionalização de leitos de UTI.

 

Ainda em relação aos recursos humanos, a SES-TO informou a publicação de um chamamento público para contratação de médicos e demais profissionais de saúde, devido à dificuldade em encontrar profissionais interessados em trabalhar na linha de frente de atendimento a pacientes de Covid-19 na rede pública de Saúde do Estado.

 

Aplicação da verba

A Promotoria de Justiça de Gurupi enviou nesta quinta-feira, 23, à Promotoria de Justiça da Capital com atribuição no Patrimônio Público, documentos com os valores dos recursos que o Governo do Tocantins recebeu do Governo federal, destinados ao enfrentamento da Covid-19, na estruturação dos hospitais regionais do Estado. O objetivo é averiguar se houve malversação dos recursos públicos destinados ao HRG.

 

Sair da versão mobile