Ícone do site Gazeta do Cerrado

Governo viabiliza implementação da plataforma digital Identidade Jovem no Tocantins

Com a proposta de garantir o acesso a eventos culturais e esportivos, como também a mobilidade por meio da disponibilidade de passagens interestaduais gratuitas e com 50% de desconto a jovens tocantinenses de 15 a 29 anos, o Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, está mobilizando municípios do Estado para divulgação e implementação da plataforma digital Identidade Jovem (ID Jovem) do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal. Porto Nacional, na região central; e Novo Acordo, na região do Jalapão, já realizaram encontros de informação e mobilização.

De acordo com o superintendente estadual da Juventude, Ricardo Ribeirinha, a proposta é abranger todos os municípios tocantinenses na promoção dos direitos das políticas para a juventude. “Nos dois municípios em que a adesão foi realizada, a participação foi muito boa. No próximo dia 16 de junho, estaremos recebendo o secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, e os gestores municipais da juventude de todos os municípios tocantinenses”, afirmou. Ainda de acordo com Ricardo Ribeirinha, na solenidade, será assinado o decreto de criação do Conselho Estadual da Juventude, criação do Comitê Intersetorial de Políticas Estaduais da Juventude, além da ordem de serviço para reforma das unidades da Casa do Estudante de Palmas e Araguaína.

Direitos

Segundo Lucas Patrick, coordenador no Tocantins do ID Jovem, para ter acesso ao benefício, os jovens do Estado precisam realizar o Cadastro Único nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em seus municípios e, posteriormente, baixar o aplicativo ID Jovem em smartphones ou tablets. Aos jovens que não dispuserem de aparelhos compatíveis, basta acessar o site http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx , realizar o cadastro e imprimir o documento comprobatório. “É mais um benefício para os jovens tocantinenses e dos demais estados brasileiros que estaremos lutando para garantir, inclusive contando com o apoio do Poder Público e da sociedade civil”, afirmou.

Saiba Mais

São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, do valor das passagens. Mas, atenção: Vale para ônibus, trem e embarcação.

O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Para mais informações, acesse a seção de dúvidas, ou confira as regras contidas no Decreto nº 8.537/2015, que dispõe sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios quanto à reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual

Sair da versão mobile