Ícone do site Gazeta do Cerrado

Gravações do filme sobre Ayrton Senna começam dia 02, por Natividade; autor intelectual lamenta falta de apoio do Governo

Cineasta Vicentini Gomez - Foto - Gazeta do Cerrado

 

O aguardadíssimo filme contando a história da infância e da adolescência do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, nas fazendas da família localizadas em Taipas, distrito de Conceição do Tocantins, então norte de Goiás, hoje Tocantins, inicia o seu capítulo primeiro de gravação na próxima segunda-feira, dia 02, na cidade de Natividade. O filme está sob a direção do cineasta e ator consagrado em novelas da Rede Globo, Vicentini Gomez. O filme tem como destaque o ator Rodrigo Dourado, que vai fazer o papel de Senna na adolescência. Em natividade, a equipe de Vicentini ficará por cerca de quatro dias em trabalhos de filmagens nos monumentos históricos e nas artes culturais da cidade, tais como: folias e os tradicionais grupos folclóricos de súcia e tambor. Segundo Vicentini, a equipe de filmagem e produção ficará por aproximadamente um mês entre as cidades de Natividade, Almas, Dianópolis, Jalapão e Taipas, sendo que nesta última os trabalhos têm maior peso, em virtude de ser o local das fazendas Brejos e Caraíbas, as quais pertenceram a família Senna da Silva por mais de duas décadas e nelas o garoto Ayrton não abria mão de passar as férias escolares de julho e janeiro. Ainda de acordo com Vicentini, a previsão mais otimista é a de que o filme esteja pronto em dezembro, com o seu lançamento podendo ocorrer em fevereiro, data do aniversário de nascimento de Senna ou na data do seu falecimento, em maio.

Por enquanto, Governo está fora do projeto

Procurado por nossa reportagem, o autor intelectual do filme, jornalista Goianyr Barbosa, falou das expectativas de ver inciar o tão sonhado projeto. “A partir da próxima semana, com a chegada da equipe do ator Vicentini, estaremos mais seguros de que tudo que sonhamos, lutamos, chega ao seu ponto de partida, na certeza de que tudo que foi planejado será transformado na história mais bela de um herói, que chegou aos limites da coragem e da competência na carreira de piloto de corridas em que foi excepcional”, ressalta. Sobre o apoio do governo ao projeto, Goianyr afirma que o governador Carlesse sabe dessa inciativa de levar não só a história do ex-piloto ao Brasil e ao mundo, bem como a nossa cultura e as nossas belezas naturais, mas ainda não se pronunciou a respeito. Todavia, segundo ele, “ninguém vai forçar a barra, o espaço está aberto. O projeto só está sendo viabilizado, graças ao trabalho do senador Eduardo Gomes junto aos empresários do eixo Rio-São Paulo”. Recentemente, em reunião com deputados, ficou acertada a participação de praticamente todos os parlamentares, através de emendas, na compra de um caminhão cultural, a fim de divulgar o filme em todas as cidades tocantinenses.

Secretária entusiasta

Goianir conta que a secretária Adriana Aguiar já esteve duas vezes com Vicentini e é entusiasta do projeto.

Sair da versão mobile