Ícone do site Gazeta do Cerrado

Há um ano o Tocantins se despedia do eterno “Siquerido”; Palácio, ponte e série de homenagens celebram memória e legado


Há um ano o Tocantins se despedia do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos que morreu aos 94 anos. Uma missão acontecerá no final da tarde na Catedral do Divino Espírito Santo.

Após a morte dele, o Palácio Araguaia passou a levar seu nome assim como a ponte de Palmas a Luzimangues e até a Câmara de Gurupi onde

a Via da Integração, obra de ligação estrutural entre as regiões leste e oeste do município também leva o nome dele.

Na Assembleia o deputado Eduardo Mantoan apresentou a proposta da criação da Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos que deverá ser entregue a personalidades de relevância para o Estado

Monumento

A Prefeitura Municipal de Axixá, no Bico do Papagaio, inaugurou um monumento em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, falecido em julho de 2023. O monumento está localizado em uma rotatória estratégica no cruzamento da Avenida Elza Leal com a rodovia TO-201, um ponto de grande visibilidade na cidade.

Como deputado federal, Siqueira Campos foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1987, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulysses Guimarães, a fusão de emendas que daria origem ao estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Ele nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), e chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás.

Sair da versão mobile