Ícone do site Gazeta do Cerrado

Hemocentro necessita de doações urgentes; sangue O- está com estoque baixo

O Hemocentro Coordenador de Palmas está com baixa no estoque de bolsas para alguns tipos sanguíneos e necessita de doações urgentes para que o estoque seja normalizado. A captadora de doadores do Hemocentro, Reijane Marques, informou que o sangue O-, por exemplo, está com o estoque baixíssimo, precisando urgente de doações. Outra preocupação é com o sangue O+ e B – que estão com o estoque muito abaixo do esperado.

Devido à falta de comparecimento regular, muitas vezes é necessário ligar para que os doadores façam suas doações, principalmente, quando o volume está crítico,  como é o caso do sangue O-.

“Nós entramos em contato com os doadores já cadastrados, mas muitas vezes não encontramos a pessoa ou a chamada não completa e acabamos não tendo sucesso na ligação” reforçou Reijane.

Doações que salvam

Geslaine Alves da Costa tem dois filhos com doença falciforme, doença crônica em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice e morrem prematuramente causando, dentre outras coisas, obstrução do fluxo sanguíneo e crises intensas de dor. Juntos, os dois filhos de Geslaine, um de 5 anos e outro de 1 ano e 3 meses, já passaram por 22 transfusões. Gislaine sabe muito bem a importância da doação de sangue.

Assim como ela, muitas outras pessoas precisam que doadores se disponibilizem para salvar vidas. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas, já que o mesmo é fracionado em componentes sanguíneos.

Como doar

A Gerência de Captação de doadores do Estado alerta a população sobre alguns requisitos importantes que devem ser observados na hora de doar sangue. O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

Sair da versão mobile