Ícone do site Gazeta do Cerrado

Hemocentro precisa de doações urgentes de sangue tipo A-, B- e O-

A Hemorrede do Estado está necessitando de doações para reposição de bolsas de sangue dos tipos A-, B- e O-. Qualquer indivíduo em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e mais que 50 quilos pode se dirigir a um posto de coleta da Hemorrede do Tocantins no horário das 7 às 18 horas. “Estamos com estoques muito baixos para estes tipos sanguíneos. Mas frisamos que todas as doações possíveis são importantes. Necessitamos de doações diariamente para manter o estoque necessário para a demanda que também é diária por bolsas de sangue”, reforça a responsável pelo setor de Captação de Doadores, Denis Gomes.

Doações espontâneas de doadores antigos e de primeira viagem, assim como doações agendadas através do apoio de instituições de ensino, grupos religiosos e de interesses comuns auxiliam na manutenção da oferta de bolsas de sangue solicitadas por hospitais da rede pública e privada de todo o Estado. As bolsas são usadas para atendimento de casos de urgência e emergência, a exemplo de vítimas de acidentes de trânsito, e portadores de doenças que necessitam de transfusões sanguíneas como parte do tratamento.

????????????????????????????????????

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos e pesar no mínimo 50 kg, fazer uma boa alimentação evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. É necessário também apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres podem realizar doações com intervalo de cada 90 dias.

Publicidade

Onde doar?

Para doações espontâneas não há necessidade de agendamento, basta o interessado se dirigir, em Palmas, ao Hemocentro Coordenador, na Quadra 301 Norte, ou ao Anexo do Hemocentro, no Hospital Geral de Palmas (HGP), de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas. Para agendamento de doações programadas em grupo podem ser feitas através do telefone 0800-642-8822.

No interior, os doadores podem procurar a unidade hemoterapia mais próxima nas seguintes localidades:

Sair da versão mobile