Ícone do site Gazeta do Cerrado

HGA é a terceira “grande obra” que gestão Carlesse começa a tirar do papel

Assinatura da Ordem de Serviço do HGA, em Araguaína - Foto: Esequias Araujo

Assinatura da Ordem de Serviço do HGA, em Araguaína – Foto: Esequias Araujo

Maju Cotrim

O Hospital Geral de Araguaína (HGA) é a terceira obra de grande porte que a gestão de Mauro Carlesse começou a tirar do papel.

Além do HGA, obra esperada há anos pela região norte, a gestão deu início á nova ponte de Porto Nacional e retomou o Hospital Geral de Gurupi, que está em fase avançada.

As três obras são importantes e estratégicas para as regiões norte, centro e sul do Estado e contaram com ampla articulação.

Publicidade

HGA

O Hospital vai contar com 400 leitos, melhorando o acesso aos serviços de média e alta complexidade em saúde, na região norte do Tocantins. As obras estão divididas em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado.

Quando estiverem prontos, os 400 leitos da unidade hospitalar serão subdivididos da seguinte forma: 120 leitos para clínica médica, 87 para leitos de cirurgia, 70 para leitos de ortopedia, 11 para leitos de psiquiatria, dois para leitos de obstetrícia, dois para leitos de pediatria, 28 para leitos para especialidades diversas, 60 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para leitos de Unidade de Cuidado Intermediário; além de Pronto-Socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa.

Nova ponte

Mês passado começou a construção das peças pré-moldadas que serão utilizadas na estrutura da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na rodovia TO-255, em Porto Nacional. As peças, em concreto armado, estão sendo construídas no canteiro de obras instalado na TO-050, entre Porto Nacional e Silvanópolis.
Além das peças de pequeno porte, estão em fase de construção as 94 vigas de 43 metros, altura equivalente a um prédio de 15 andares, e 120 toneladas. De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação e presidente da Ageto, Juliana Passarin, os equipamentos utilizados no processo de fabricação vieram de fora do Tocantins.

A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de armação de concreto e 400 metros de aterro. O valor do investimento é de R$ 149 milhões, provenientes de uma operação de crédito realizado pelo Governo do Estado com o Banco de Brasília.

Hospital Geral de Gurupi

Mesmo com as obras em andamento, em outubro do ano passado os primeiros 25 leitos do Hospital Geral de Gurupi, no sul do Tocantins. A primeira etapa só deve ficar pronta no fim do ano, mesmo assim o local vai servir para internação de casos suspeitos da Covid-19.

O HGG começou a ser construído em 2013 e estava prometido para 2016, mas teve as obras paralisadas por problemas no contrato e por isso está quatro anos atrasado. A primeira etapa está prevista para ser entregue até o fim do ano.

A promessa do Governo do Tocantins é de que quando o HGG estiver pronto vai contar com mais de 200 leitos hospitalares.

Sair da versão mobile