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HGP registra aumento de quase 22% nos atendimentos às crianças; Veja orientações

Ala pediátrica realiza ações para minimizar rotina de pacientes, como o Projeto Cinema no AP – Foto  –  Luciana Barros – Governo do Tocantins

Com intuito de evitar a superlotação da ala pediátrica, bem como garantir que as crianças tenham uma vida mais saudável, o Hospital Geral de Palmas (HGP) reforça as recomendações para aos responsáveis legais. A medida leva em consideração o aumento de atendimentos do referido público, na unidade hospitalar, em março deste ano, em comparação com o ano passado. Em março de 2022 foram recebidas 2.747 pacientes e no mesmo mês, de 2023, 3.351, um aumento de 21.98%.

Segundo a médica, coordenadora da ala pediátrica, Karla Noleto, alertou que “houve um aumento nos atendimentos pediátricos nessas últimas semanas, não só aqui, mas em várias regiões do país. Nós adultos provavelmente já entramos em contato com esses vírus ou cepas semelhantes e também tivemos a oportunidade de nos vacinarmos, então provavelmente teremos sintomas mais leves, já as crianças pequenas e principalmente os menores de seis meses não possuem as defesas suficientes para lidar com esse arsenal de vírus que estão circulando. É uma infecção que pode ser leve para nós, e grave para os pequenos”.

A especialista recomendou que “precisamos redobrar nossos cuidados, bem como intensificando a higiene respiratória como lavagem nasal; lavagem de mãos; uso de máscaras e se tiver sintomas gripais, evitar visitar crianças pequenas. Ainda é preciso estar com calendário vacinal em dia; evitar locais fechados e aglomerados e algo de suma importância seria ter o acompanhamento seja no seu  pediatra, ou na unidade básica de saúde”.

O fluxo?

O acompanhamento normal das crianças é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde. Em casos de urgência, a população deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que após avaliação, encaminha o paciente para a rede hospitalar. Esta última é indicada para os casos graves, onde estão internados pacientes das mais diversas patologias, como meningite, pneumonia graves e outros. Caso tenha a necessidade de internação o paciente é encaminhado para um leito adequado conforme sua gravidade.

Portas de entrada para as unidades de saúde

Para garantir o melhor atendimento na área da saúde, é fundamental que as pessoas saibam onde procurar ajuda adequada, seja nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta que as USFs são a primeira opção para quem precisa de atendimento médico e de enfermagem de rotina, além de outros serviços. No entanto, essas unidades não oferecem tratamento para emergências ou casos graves. Nessas situações, é necessário procurar uma UPA ou o Samu.

Se você estiver com sintomas de infarto ou dor torácica, desmaios, crise hipertensiva, diabetes descompensada, crise de asma ou falta de ar, convulsão, dor súbita ou aguda, dor abdominal intensa, queimaduras, febre alta, alergias súbitas, hemorragias, sintomas de AVC (derrame), cortes ou suturas, picadas de animais peçonhentos, fraturas, entorses ou luxações, choque elétrico, agressões físicas diversas e acidentes domésticos, de trânsito ou de trabalho, procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) ou ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192.

Segundo a Semus, muitas pessoas procuram as unidades de urgência e emergência para tratar desconfortos leves que já estão ocorrendo há semanas. Nesses casos, é melhor procurar uma USF, já que o atendimento nas UPAs é destinado a situações de urgência e emergência. Casos crônicos devem ser tratados nas USFs, que oferecem acompanhamento. É importante lembrar que nas UPAs, o atendimento é realizado por meio de um sistema de triagem que avalia a gravidade da situação e identifica os pacientes que precisam de atendimento prioritário.

 

Confira abaixo algumas informações do Ministério da Saúde sobre cada tipo de unidade:

USFs: oferecem atendimento médico para cerca de 80% dos problemas de saúde (sintomas gripais, dores no geral, febre moderada/persistente e tantos outros sintomas), além de medicamentos gratuitos e vacinas. Também oferecem acompanhamento pré-natal, de hipertensos e diabéticos e tratamento de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

UPAs: funcionam 24 horas por dia e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

Samu: através do telefone 192, o cidadão pode receber orientações de primeiros socorros por telefone ou ser atendido por uma equipe médica em casa, no trabalho ou em outro local. Profissionais de saúde e médicos treinados avaliam cada caso e definem a melhor equipe e ambulância para atender a emergência.

Fontes – Secom Palmas e Secom Tocantins

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