Ícone do site Gazeta do Cerrado

Homem de 31 anos em Colinas é caso suspeito de varíola dos macacos e segue estável

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

Um homem de 31 anos do município de Colinas do Tocantins está com suspeita para a doença Monkeypox (Varíola dos Macacos). A informação foi confirmada nesta terça-feira, 02, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

A pasta informou que o homem deu entrada no Hospital Municipal de Colinas do Tocantins com sintomatologia semelhante ao da doença e todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde foram seguidos.

Ainda conforme a secretaria, o paciente aguarda o resultado dos exames em isolamento domiciliar. Encontra-se estável, não teve histórico de viagens pra fora do estado nos últimos 30 dias e nem contato com alguém que apresentasse sintomas similares. Os parentes não apresentaram sintomas. E segue sendo monitorado pela equipe de saúde.

Outros casos suspeitos

O secretário de saúde do Tocantins, Afonso Piva, confirmou nesta terça-feira (2) durante uma entrevista à TV Anhanguera que há mais um caso suspeito de varíola dos macacos no estado e outros quatro sendo investigados. A primeira confirmação da doença no estado aconteceu há uma semana.

Outros quatros casos são investigados, mas não são considerados suspeitos pela SES. Segundo o secretário, as pessoas têm sintomas, procuraram a unidade de saúde, mas estão fazendo uma avaliação para realizarem o teste.

Estas pessoas são de Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Lagoa do Tocantins.

 As amostras são coletadas e enviadas para um laboratório que é referência da doença em Minas Gerais.

 

 

Sair da versão mobile