Ícone do site Gazeta do Cerrado

Homem é flagrado com tartarugas ameaçadas de extinção

Um homem foi multado em R$ 195 mil ao ser flagrado transportando 39 tartarugas da Amazônia, sem a autorização do órgão ambiental. O flagrante aconteceu durante a “Operação Cantão” realizada pela Polícia Militar Ambiental no Parque Estadual do Cantão. Esse tipo de tartaruga está na lista oficial animais ameaçados de extinção. Na canoa usada pelo homem, os policiais também encontraram os materiais usados na captura de animais. Conforme a polícia, elas estavam saudáveis e foram devolvidas ao habitat natural.

A operação foi feita de sexta-feira (12) a domingo (14), em algumas áreas do Parque Estadual do Cantão. No primeiro dia da ação, os policiais também multaram quatro homens em R$ 4, 5 mil por pesca predatória. Segundo a polícia, eles não estavam com a licença de pescador profissional artesanal. Também foram apreendidas nove boias usadas para capturar tartarugas, além de 550 metros de redes de diferentes tamanhos. O material foi levado para o destacamento da cidade de Caseara.

Também foram apreendidas armas de fogo usadas por homens na prática de pesca ilegal. A polícia fez dois flagrantes no rio Araguaia. Nos dois casos os homens estavam em um barco e fugiram por uma mata, ao perceberem a presença da polícia. Dentro das embarcações, a polícia encontrou armas.

Animais estavam saudáveis e foram devolvidos a natureza (Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação)

Sair da versão mobile