Ícone do site Gazeta do Cerrado

Hospital Regional de Araguaína passa por reformas; prazo para conclusão é de 30 dias

Foto Divulgação

Dando continuidade as ações do Plano de Diretor Estratégico (PDE) dos hospitais no Tocantins e com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes do SUS que procuram o serviço no norte do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), aprovou junto a Diretoria do Hospital Regional de Araguaína (HRA) o projeto de adequação e reforma da unidade.

As adequações que foram iniciadas na última quinta-feira, 22  tem o prazo de 30 dias para ser concluídas e contemplarão os setores do Pronto Socorro, Serviço de Nutrição e Dietética (Refeitório e Cozinha) e a Entrada para Acompanhantes e Visitantes.

Em reunião com a direção do HRA, os membros do corpo técnico da SES-TO definiram quais setores serão contemplados com a reforma. A superintendente de Administração da Secretaria Saúde, Adriana Víctor, informou que os espaços da cozinha e do refeitório serão reformados para se adequarem as normas técnica da Vigilância Sanitária e proporcionar um melhor atendimento aos pacientes e colaboradores. “Na cozinha nós substituiremos o piso, o revestimento e ajustaremos o fluxo de pessoal e de serviço. O espaço do refeitório será ampliado para comportar um número maior de usuários ao mesmo tempo” explicou.

A superintendente disse ainda que serão feitas intervenções nos espaços do Pronto Socorro (PS) e no Centro de Traumas (CT) para reorganização do fluxo dos pacientes e aumentar o numero de leitos ofertados na unidade de saúde. “Tanto aqueles que entrarem andando, quanto aqueles que entram em macas. Com isso aumentaremos o número de leitos ofertados a população dentro desses espaços. A entrega dessas melhorias à população está prevista para o final de março e o recurso para execução das obras é proveniente do Ministério da Saúde do Recurso SUS” disse Adriana.

Para a Diretora Geral do HRA, Maria Antonice dos Santos, a reforma é importante para melhor atender a população do norte do Estado e regiões circunvizinhas uma vez que o hospital é tido como referência para dos estados do Pará e Maranhão. “Com a estrutura que nós temos hoje, essa reforma vai beneficiar muitos usuários do SUS no que diz respeito ao aumento de leitos e melhorias estruturais. Somos referência para municípios da região norte do Estado, Maranhão e Pará. Aumentaremos a oferta de leitos em 15%. Temos hoje 258 leitos, onde 20 são utilizados para pacientes de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)” declarou.

O Secretário Marcos Musafir, destacou que as adequações serão feitas sob a ótica de um conceito atualizado de atendimento ao paciente. “Três áreas serão abordadas nessa reforma. Na emergência, adequaremos o fluxo de atendimento para um conceito mais moderno, dividindo os casos mais graves de trauma e emergência clínica nas salas de trauma, vermelha e amarela e ainda os leitos de continuidade do tratamento. Para ofertar mais conforto aos pacientes e funcionários do HRA ampliaremos o refeitório. A cozinha também será modernizada no sentido qualidade do alimento produzido contatando com novos materiais e equipamentos” pontuou.

Musafir  relembrou as melhorias já realizadas dentro do HRA e ressaltou o empenho da equipe da SES-TO. “Já corrigimos a tomografia que já está funcionando, outros novos serviços estão prestes a ser instalados. O HRA é o segundo maior hospital do Estado e recebe pacientes de 65 municípios. Ás vezes há sobrecarga. Mas com uma equipe muito dedicada e competente temos conseguido dar o respaldo a população” concluiu.

Plano diretor Estadual

A proposta de melhoria da gestão dos hospitais estaduais está embasada em três diretrizes estratégicas: Implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários;  Integrar o hospital no sistema de saúde loco regional articulado as redes de atenção a saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

O Projeto Rede Hospitalar do Tocantins prevê a implantação do plano inicialmente em seis hospitais estaduais: Hospital Geral de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Infantil de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Gurupi e o Hospital Regional de Augustinópolis. Na segunda etapa, a implantação do projeto ocorrerá nos outros 12 hospitais estaduais.

Sair da versão mobile