Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ibama seleciona 140 brigadistas para atuar no Tocantins durante período de queimadas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que publicou Editais do processo seletivo para provimento temporário de vagas de brigadistas, chefes de esquadrão e chefes de brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) nos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins, e no Distrito Federal.

A contratação foi autorizada pela Portaria nº 916, de 14 de abril de 2022 com base na declaração de estado de emergência ambiental realizada pelo Ministério do Meio Ambiente para as áreas consideradas críticas pelo Prevfogo.

Os critérios técnicos utilizados para seleção das regiões que receberão brigadas são, entre outros, as detecções de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 2013 a 2021, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais.

No Tocantins, são disponibilizadas 140 vagas em oito municípios. Os cargos são para brigadistas, supervisores, chefes de esquadrão e de brigada. O contrato é válido por seis meses e os salários variam de R$ 1.818 a R$ 3.030.

A seleção ocorre para as segintes cidades:

Inscrições e etapas

Para se inscrever, os interessados devem ter entre 18 e 59 anos. Cada município possui um prazo diferente previstos nos editais, então, é preciso ter atenção. As inscrições devem ser feitas presencialmente, nos endereços indicados no site do Ibama.

O processo seletivo é composto por três etapas:

  • Teste de aptidão física (TAF) e teste de habilidades no uso de ferramentas agrícolas (Thufa) para brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão;
  • Análise de currículo para supervisores;
  • Curso de formação.
Sair da versão mobile