Ícone do site Gazeta do Cerrado

IBGE aponta aumento da produção de soja e arroz no Tocantins

O Brasil foi afetado pela crise com o fim do superciclo das commodities - Arquivo/Agência Brasil

Professor Júnio Batista- Especial para a Gazeta do Cerrado

O IBGE divulgou a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) 2018 com informações sobre a produção e colheita de 64 produtos agrícolas, incluindo culturas temporárias e permanentes.

No topo do ranking de valor da produção esta a soja representando 37% do País. Dois fatores foram fundamentais para aumento da produção e do valor no mercado: a alta dos preços influenciada pela briga comercial entre a China e os Estados Unidos e a quebra de safra na Argentina. Com destaque para os estados de Mato Grosso, com 26,8% de produção; Paraná (16,1%) e Rio Grande do Sul (14,8%) maiores produtores de soja no território Nacional.

Na lista dos dez culturas, além da soja, seguindo vem: cana-de-açúcar 15%, milho 11%, café 7%, algodão
herbáceo 4%, mandioca 3%, laranja 3%, arroz 2%, banana 2% e fumo 2%.

São Paulo é o estado com maior valor da produção, com 15,5% de participação nacional, seguido de Mato Grosso, que aumentou seu percentual de 13,7% para 14,6%. Bahia e Mato Grosso do Sul também aumentaram seus percentuais na participação nacional, alcançando 5,7% e 5,6%, respectivamente. Esses estados aumentaram, em 2018, a produção de soja e algodão herbáceo, além de serem importantes produtores de milho.

No Tocantins houve um aumento da produção, porém a sequência continua a mesma com a Soja liderando, seguido do milho, Arroz, Canade açúcar e Melancia. O destaque foi para o Algodão Herbáceo um aumento vitiginoso de 8 mil tonetadas.

A análise é do Professor Junio Batista, com informações importantes para concurso, com conceitos fundamentais e dados atualizados.

Sair da versão mobile