Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ícone dos anos 80, Walkman completa 40 anos

Hoje, o icônico Walkman completa 40 anos. Desenvolvido pela Sony em 1979, o aparelho foi o primeiro reprodutor de música portátil do mundo e objeto de desejo de inúmeros jovens na década de 80.

Capaz de reproduzir fitas cassetes, um formato que revolucionou a indústria da música na época, o dispositivo fez tanto sucesso que o nome Walkman, patenteado pela Sony, acabou se tornando, informalmente, sinônimo de qualquer modelo de toca-fitas portátil disponível no mercado.

O nascimento do Walkman

A ideia de criar um aparelho portátil capaz de reproduzir fitas cassetes surgiu de um dos fundadores da Sony, Masaru Ibuka, a partir de uma necessidade pessoal. Ele queria ouvir música em estéreo com fones de ouvido durante uma viagem de negócios ao exterior. Solicitou então ao seu time de desenvolvimento que criasse uma versão estéreo simples, apenas de reprodução, do gravador portátil da Sony TC-D5, o que viria a ser o protótipo do Walkman.

Em 1º de julho de 1979, era lançado no Japão o Walkman TPS-L2, o primeiro modelo de áudio portátil do mundo. Posteriormente, ele passou a ser vendido em todo o planeta, marcando uma geração inteira e revolucionando o mercado de áudio. Ao longo dos anos 80, tempo em que o Walkman reinou, a Sony lançou diversos modelos, como WM-2, WM-20 e a evolução deste aparelho, o WM-109, que acumulou mais de 20 milhões de unidades vendidas.

 O pai dos dispositivos pessoais de áudio portáteis

O surgimento do Walkman foi o início da era dos dispositivos pessoais de áudio portáteis, já que permitia que as pessoas ouvissem suas músicas preferidas em qualquer lugar e a qualquer momento. Com o declínio da fita cassete e ascensão do CD, no fim da década de 80, a Sony lançou, em 1988, o Discman D-20 e, em 1992, introduziu o MiniDisc como um novo formato de áudio com o MZ-1 MD-Walkman. Pioneira no mercado de áudio, a Sony também foi a primeira no mundo a lançar um headphone com Digital Noise Cancelling, o MDR-NC500D, em 2008.

Sair da versão mobile