Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Sancionada em dezembro de 2016, a ID Jovem dá benefícios garantidos por lei, a jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. Em Palmas, a dificuldade é encontrada desde o início, isso porque segundo informações, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) não estão emitindo o documento.
O motivo seria porque o sistema está fora do ar há cerca de um mês, coincidentemente no período de férias. Nossa equipe ligou em um Cras de Palmas na tarde desta sexta-feira, 27, e uma das funcionárias confirmou que o órgão realmente não está fazendo a emissão do documento.
O estudante de jornalismo, Deny Oliver, está há quase um mês tentando fazer a emissão do documento porque vai viajar, mas segundo ele, todas as vezes em que ligou no Cras, a resposta é a mesma.
“Já liguei duas vezes e a moça que atende sempre diz que o sistema está fora do ar e que não há previsão para a retornar a emitir o documento. Da primeira vez que liguei, estava há um mês sem funcionar, na segunda ligação, esta fora do ar há duas semanas, o que talvez teria dado certo, já que procurei o Cras também antes de duas semanas atrás. Não dá pra entender”, disse à Gazeta do Cerrado.
Outra estudante que não quis se identificar, disse que até já desistiu de viajar com o ID Jovem, porque além da burocracia, muitas vezes não encontram passagens nem com o desconto na rodoviária.
“Fui com o documento na rodoviária algumas vezes, além de me tratarem com falta de respeito, nunca teve, pelo menos pra mim, passagens com desconto ou gratuitas. É um descaso total, se tivesse alguém que fiscalizasse seria essencial, mas ficamos aqui sem usar um benefício que é garantido por lei”.
A ID Jovem além de garantir passagens interestaduais com gratuidade e com descontos, garante também meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos. em viagens de ônibus, são dois bilhetes de embarque de graça e dois com 50% de desconto.
Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), pendido explicações sobre a não emissão do documento em Palmas, sobre quem fiscaliza o Programa Identidade Jovem e se o município de Palmas informou à SNJ sobre a falha, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta.
Entramos em contato também com a Prefeitura de Palmas para saber se há previsão para os Cras da capital voltarem a emitir o documento, mas também não enviaram reposta. O espaço continua aberto para o posicionamento de ambos.