Ícone do site Gazeta do Cerrado

IFTO e Estado planejam ações de turismo inclusivo com possibilidade de formação em libras para cadeia turística

Em visita nesta quarta, 22, ao reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antônio da Luz Júnior, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, reafirmou o interesse do Governo do Estado em manter parcerias com a instituição de ensino. O gestor estadual foi acompanhado de sua vice-presidente, Jocélia Costa, e dos superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Relmivam Milhomem.

No último mês de maio, as duas instituições assinaram Termo de Cooperação voltado ao desenvolvimento de atividades nas áreas do turismo e afins, projetos, planos, pesquisa, extensão, inovação científica e tecnológica, difusão e transferência de tecnologia, capacitações e eventos. “Nós acreditamos muito na parceria com o IFTO”, afirmou o presidente Hercy Filho, lembrando a disposição do governador Wanderlei Barbosa em privilegiar propostas voltadas a qualificação profissional.

Segundo Antônio Luz, o IFTO possui 11 campus e 40 polos de educação a distância, sendo projeto chegar a todos os municípios nos próximos anos. Desta forma, a realização de formações a distância para trabalhadores da economia criativa pode ser uma realidade. Cursos de inglês e espanhol, atendimento, entre outros são algumas possibilidades.

O turismo inclusivo foi outro tema da reunião. O reitor ressaltou a possibilidade de oferecer formação em Libras para a cadeia do turismo. A superintendente Maria Antônia lembrou que há uma proposta para transformar a Praça dos Girassóis, em Palmas, em um ambiente inclusivo, enquanto Relmivam Milhomem ressaltou a necessidade de capacitação em atendimento nos equipamentos públicos gerenciados pela Adetuc.

Sair da versão mobile