Ícone do site Gazeta do Cerrado

Igreja começa processo de beatificação de Padre referência no Tocantins

O padre Luso Barros de Matos teve o processo de beatificação iniciado. A informação é da Diocese de Porto Nacional, que informou que ele recebeu o título de servo de Deus. Conforme a igreja, o Vaticano acolheu e permitiu dar continuação ao processo que antecede a canonização, necessária para tornar santo um religioso.

O padre morreu em 1987 aos 81 anos e a maior parte da vida foi como líder religioso.
O processo de beatificação é rigoroso e pode levar anos para ser concluído. As exigências são para que o título seja dado a quem realmente impactou a vida das pessoas por meio da fé.

* Entenda o processo de beatificação

Em homenagem ao religioso, em maio deste ano foi inaugurado em Porto Nacional a exposição ‘Memorial Pe. Luso’. Uma associação de fiéis quis tornar mais conhecida a vida e obra do religioso. A cerimonia contou com autoridades, políticos e vários membros da comunidade católica portuense.
“O espaço é um ambiente de conhecimento, cultura, reencontros e afeto para com este homem que, mais que apenas um bom cristão, é um modelo de vida para muitos portuenses e pessoas de outros lugares, que encontravam em Pe. Luso, consolo nas aflições e um exemplo de caridade e humildade totalmente desinteressadas”, informou a Diocese na época.

O padre Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, em Balsas, no Maranhão. Ele foi ordenado sacerdote na diocese de Porto Nacional em setembro de 1945 e morreu no dia 3 de agosto de 1987

Publicidade
Sair da versão mobile