Ícone do site Gazeta do Cerrado

II Encontro Gastronômico da FEBTUR: Uma Celebração ao Turismo Gastronômico do Tocantins

A Febtur reuniu jornalistas e autoridades em Peixe, Tocantins, para conhecer a gastronomia regional e alguns de seus atrativos.


O II Encontro Gastronômico da FEBTUR, realizado em Peixe, TO, entre os dias 18 e 19 de janeiro, marca um novo capítulo para o turismo tocantinense. O evento reuniu autoridades, jornalistas, e convidados especiais, destacando o potencial transformador da gastronomia regional. Com pratos inspirados na rica biodiversidade e cultura do Cerrado, a experiência gastronômica reforçou a máxima da empresária Rosa de Fogo:

“Mesmo se o lugar for simples, o turista vai querer voltar e indicar se a comida for boa.”


Para o presidente da Febtur Tocantins, Marco Aurélio Jacob,

“Este evento simboliza o que temos de melhor em nosso estado, os sabores e as paisagens, os frutos do Cerrado são as nossas maiores riquezas pois são sabores únicos que podem trazer turistas do mundo inteiro. E no caso de Peixe, como o Arquipélago do Tropeço no meio do Rio Tocantins, é um atrativo único em nosso país e permite desde o passeio de barco em torno das ilhas, como visitar os espaços abertos ao turismo como a Ilha Califórnia, que conta com um espaço acolhedor para famílias, pescadores ou grupos de até 30 pessoas, que podem desfrutar das características das matas ciliares do Cerrado, como também saborear o que temos como diferencial de qualquer outro local, os peixes, os sabores e as paisagens.”

Marco Aurélio Jacob Presidente Febtur Tocantins – Foto Mazim

Muitos ranchos, pousadas e atrativos para visitar Peixe não só durante a temporada, que tem uma das mais famosas praias com estrutura, a Praia da Tartaruga, mas durante o ano todo.

Pesca esportiva, turismo familiar, turismo regional, festejos como a Festa do Divino ou da Nossa Senhora da Abadia (padroeira de Peixe), a rampa de acesso e seus restaurantes do entorno, a Pedra da Baliza e a lenda da Pedra da Baliza, esportes náuticos como Boia Cross e Boia Boat (estilo sky aquático, mas de boia puxada por lancha). São apenas alguns dos atrativos deste povo hospitaleiro que sabe bem o valor dos sabores e da simpatia em receber bem os visitantes.

O Turismo Gastronômico como Experiência Única

A proposta do encontro foi mais que um jantar; foi uma imersão na essência do Tocantins. Pratos criados com ingredientes típicos do cerrado mostraram como a culinária pode ser uma ponte entre tradição e inovação. A gastronomia, além de ser um atrativo turístico, promove identidade cultural, sustentabilidade e valoriza pequenos produtores.

Pratos Gastronomia Regional – Foto Mazim Aguiar

O Cardápio que Encantou

Entradas

• Salada Rosa de Fogo: Uma explosão de sabores adocicados e picantes com maçãs, peras, e sementes de aroeira, simbolizando a criatividade culinária do estado.
• Pedra da Baliza: Um prato que homenageia o ponto mais alto do Rio Tocantins com camadas de peixe e um toque de mangaba.
• Mosaico de Peixe Crudo com Cagaita: Uma experiência sofisticada com peixe cru e a riqueza da cagaita, fruta típica do cerrado.

Pratos Principais

• Risoto Saco de Jorge: Uma celebração aos frutos do cerrado, como o pequi, harmonizado com carnes nobres e toques de memória afetiva.
• Chambaru: Uma releitura elegante do tradicional chambari, enriquecido com baru e vinho.
• Peixe Acima do Rebojo: Inspirado nas tradições dos pescadores, traz a caranha moqueada com acompanhamentos tropicais.

Prato Principal – Peixe Acina do Rebojo – Foto Mazim Aguiar

Sobremesas

• Reboliço do Tropeço: Uma combinação ousada de cupuaçu, mangaba e gim de jambu, proporcionando uma experiência única ao paladar.
• Casal Queiroz: Uma releitura de goiabada com creme de queijo que evoca memórias da cozinha tradicional.
• Doce de Mãe Deuzinha: Uma cocada assada com canela, acompanhada de sorvete de amarena e calda quente de murici, conectando tradição e modernidade.

Turismo de Pesca

Ilha California Banner – Peixe – Foto Zuleide D’Angelo

Ilha Califórnia – Peixe – Foto @marcojacobbrasil

Há quem conheça a pescaria do Rio Araguaia, famosa nacional e internacionalmente, e quando conhece a do Rio Tocantins, nesta região do Arquipélago do Tropeço em Peixe, e troque o Araguaia pelo Tocantins desta vez em diante, este foi o comentário do sócio da Ilha Califórnia que recebe turistas e pescadores e dele mesmo que visita o Tocantins desde 1979 e outros rios Brasil afora, e decidiu instalar e investir bem ali em Peixe um receptivo especializado neste tipo de turismo.

Turismo de Pesca – Peixe – Foto @marcojacobbrasil

Peixes de Peixe

Muitas espécies de peixe podem ser encontradas por ali, entre elas temos:

Posse da Nova Diretoria Febtur – Gestão 2024/2027

Presidente: Marco Aurélio Jacob

Vice-Presidente: Seleucia Calvão Fontes
Diretor Administrativo: Raimundo Penaforte Dias de Sousa
Diretor Financeiro: Gilberto Correia da Silva
Diretor de Comunicação: Maria Zuleide D’Angelo Leite

Conselho Fiscal:

Titular: Wesley Silas Barbosa AO
Titular: Maria Amélia Lonardoni
Titular: Maria Inez. Freitas de Oliveira

Suplente: Marco Tullio Tavares
Suplente: Zacarias Gomes Martins
Suplente: Rosilene Pereira da Silva Souza

Nova Diretoria Febtur – Foto Mazim Aguiar

O Primeiro Passo para um Grande Ano

Equipe Febtur Tocantins no II Encontro Gastronômico Febtur

Mais que um evento gastronômico, o II Encontro Gastronômico da FEBTUR simboliza um compromisso com o fortalecimento do turismo no Tocantins. Ao valorizar a culinária local e sua conexão com a cultura e o território, o evento demonstra como o turismo pode impactar positivamente a economia, contribuindo para o aumento do PIB estadual e nacional com geração de emprego e renda nos diversos setores que são necessários para atender as demandas do turismo.

Este encontro reafirma que o Tocantins tem muito a oferecer. Com planejamento, parcerias estratégicas e a valorização de suas riquezas, o estado caminha para se consolidar como um destino turístico de destaque, atraindo visitantes de todo o Brasil e do mundo. Principalmente por ter diversas características, sabores e cenários endêmicos, ou seja, que só são encontrados no Tocantins.
Então o destino é vir pra Tocantins, pra ver pra crer e saborear o que há de melhor no Cerrado bem no coração do Brasil.

Conheça mais a febtur.org.br e siga o Instagram da Febtur Tocantins: @FebturTO e da Febtur Nacional @Febtur

Leia mais em: https://gazetadocerrado.com.br/febtur-tocantins-realiza-atividade-em-peixe/ 

Sair da versão mobile