Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ilha do Bananal: Operação salva mais de 150 peixes afetados por redução dos níveis da água


O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), por intermédio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e diversas instituições parceiras, concluiu nesta sexta-feira, 6, a Operação Gigante do Araguaia. Com o intuito de salvar os peixes afetados pela redução dos níveis de água do Lago Bananal, a operação resgatou mais de 150 espécimes.

Determinada pelo Governo do Estado, a operação foi lançada em decorrência da intensa seca que afetou a região da Ilha do Bananal, comprometendo de forma significativa a fauna aquática.

Espécies como o pirarucu, conhecido por sua resistência, estavam em risco de morte devido à redução dos níveis de água. A situação exigiu uma resposta rápida das autoridades para garantir a sobrevivência da fauna aquática.

O presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, enfatizou o sucesso da Operação Gigante do Araguaia, destacando a importância do trabalho conjunto entre as diversas instituições envolvidas e o compromisso do Governo do Tocantins com a conservação ambiental. “A iniciativa é uma demonstração concreta do comprometimento do Governo do Estado com a preservação dos recursos naturais. A rápida mobilização das instituições e o empenho incansável de cada profissional mostram que, mesmo diante de desafios extremos como a seca, estamos prontos para proteger nossa biodiversidade e garantir a sobrevivência das espécies que integram nosso valioso patrimônio natural. Seguiremos firmes em nossas ações para que o Tocantins continue sendo uma referência em conservação ambiental”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, reiterou o compromisso do Governo do Tocantins com a proteção e preservação ambiental, destacando a importância da integração entre as diversas instituições envolvidas. “A proteção do nosso patrimônio natural é uma prioridade, e ações como esta, demonstram o empenho dos órgãos protetores como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em salvaguardar a vida em todas as suas formas”, declarou.

Publicidade

Resgate e transporte

Ao longo de dois dias de operação, as equipes se mobilizaram para resgatar mais de 150 espécimes de peixes, que foram cuidadosamente transportados em viaturas por cerca de 4 km até o Rio Riozinho, um afluente com melhores condições hídricas, garantindo assim a manutenção e preservação das espécies. O esforço envolveu um trabalho ininterrupto, dia e noite, até que todos os peixes fossem resgatados.

A operação foi concluída com o resgate de todos os espécimes possíveis, representando um sucesso no combate aos efeitos da seca sobre a fauna aquática da região.

Parceiros

Iniciada na quarta-feira, 4, a ação de resgate contou com a participação de mais de 30 profissionais integrantes de órgãos de proteção ambiental. Entre eles, além do Naturatins, estavam o Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMTO, Funai e Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis no Tocantins (Ibama/TO).

Sair da versão mobile