Ícone do site Gazeta do Cerrado

Imigrantes e refugiados terão acesso a curso gratuito de língua portuguesa em Araguaína; Inscrições estão abertas

Em dezembro de 2023, a primeira turma formada por imigrantes latino-americanos concluiu o Nível Básico da capacitação – Foto – Marcos Filho Sandes/Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína segue investindo em oportunidades e mais autonomia aos imigrantes que residem na cidade por meio da continuidade do projeto “Língua de acolhimento: ensino de Português para imigrantes e refugiados”. As inscrições começam nesta segunda, 15, e seguem até sexta-feira, dia 19.

Em parceria com o IFTO (Instituto Federal do Tocantins), o curso teve início em 2023 e, na primeira turma, 20 latino-americanos se inscreveram no Nível Básico. Para este ano, o Município pretende ampliar o acesso à educação.

“Mesmo com a busca ativa e demais serviços que realizamos, é comum a chegada de novos imigrantes ou alguns que moram no município e não temos conhecimento, por isso esperamos que, com essa oportunidade, mais pessoas desse público nos procurem e façam as inscrições”, explica a Diretora de Políticas Públicas, Rhaíssa da Rosa

Como se inscrever?

Para se inscrever é preciso ir até a Diretoria de Políticas Públicas, que funciona dentro do prédio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, localizada na Rua Humberto Campos, 508, no Bairro São João. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: documento de identificação, protocolo de refúgio, ou ainda o RNM (Registro Nacional Migratório), CPF, comprovante de endereço e cadastro no CadÚnico. Durante a inscrição é preciso informar o telefone para contato e o e-mail (que pode ser criado no ato da matrícula).

Níveis básico e intermediário

As aulas serão ministradas no período noturno, das 19h30 às 21 horas, na sala da CIL (Central de Interpretação de Libras), que fica localizada na SEMASTH (Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação), com início previsto para o dia 23 de janeiro.

Os conteúdos serão ofertados em dois níveis. Às terças-feiras, serão destinadas para os alunos do Nível Básico, enquanto todas as quintas-feiras a sala estará reservada aos imigrantes de Nível Intermediário.

“No ato da matrícula, o candidato poderá solicitar a inscrição na turma que se adeque às suas habilidades atuais, mas posteriormente uma avaliação será realizada pelo professor para confirmar o nível de domínio do estudante, podendo este ser convidado a participar de outra classe que se encaixe melhor aos seus conhecimentos prévios”, informa Rhaíssa.

Fonte- Secom Araguaína

Sair da versão mobile