Ícone do site Gazeta do Cerrado

Incêndios abaixo da linha de transmissão causam instabilidade na rede elétrica do Tocantins

Nesta segunda-feira, 2, o estado do Tocantins enfrentou uma série de incêndios que afetaram a rede elétrica da região sul do estado, resultando em instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Os incêndios ocorreram abaixo da linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional, que fornece energia para o estado.

De acordo com a Energisa, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Tocantins, foram registrados impressionantes 3.200 focos de incêndio somente durante o dia de segunda-feira. Apesar dos desafios enfrentados, a concessionária conseguiu normalizar o fornecimento de energia ainda na noite do mesmo dia.

A Energisa também enfatizou a importância de os clientes adotarem medidas preventivas para evitar prejuízos em situações como essa. Uma das medidas recomendadas é desconectar equipamentos e eletrodomésticos das tomadas em condições de incêndio que atingem a rede elétrica. Além disso, destacou a relevância de manter as instalações internas de residências, comércios e indústrias em conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras (NBR) e em bom estado de manutenção.

A concessionária Energisa também orienta os usuários a entrar em contato pelos canais digitais ou pelo telefone 0800 721 3330 sempre que sentirem instabilidades na rede elétrica.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, durante o decorrer da segunda-feira, houve o desligamento da linha de transmissão Peixe II e Peixe Angical, do transformador da Subestação Peixe Angical, e das unidades geradoras 2 e 3 da Usina Hidrelétrica em Peixe Angical. Esse desligamento resultou na interrupção da carga fornecida pela distribuidora de energia do estado.

Incêndios no estado causaram instabilidade na rede elétrica — Foto: Reprodução

Sair da versão mobile