Foto – TV Anhanguera/Divulgação
Os incêndios florestais, que estão acontecendo de forma mais constante no estado desde o mês de julho, não destroem somente a vegetação. Animais silvestres também são afetados com as chamas e os que sobrevivem, têm seu habitat devastado.
Imagens mostram uma paca e um tatu não resistiram às queimadas que atingiram a região do Cantão e morreram.
O Tocantins continua entre os cinco estados do país com maior quantidade de focos de incêndio. Até a noite desta terça-feira (6), foram registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 7.528 pontos em que as chamas deixaram algum tipo de destruição.
Uma força tarefa continua atuando no Parque Estadual do Cantão, que foi devastado pelas queimadas nos últimos dias. Moradores tradicionais, os torranzeiros se assustaram com a velocidade das chamas. “Todo o ano o fogo faz isso aí. Este ano ele está se aproximando”, disse um dos moradores da região.
Apesar dos esforços, a casa de Creuza Pereira foi atingida em um dos incêndios e não ficou uma parede em pé. “Perdi tudo. Está lá só as cinzas”, disse a torranzeira, que também perdeu a plantação de onde tirava o sustento da família.
Leia mais sobre o assunto
Tocantins está dentre os cinco Estados que mais queimam no País | Gazeta do Cerrado
Grande incêndio atinge área verde da orla de Palmas; bombeiros combatem chamas | Gazeta do Cerrado
Fonte – g1 to