Ícone do site Gazeta do Cerrado

Incêndios destroem cerca de 600 hectares de propriedade rural TO; Brigadistas e fazendeiros combatem chamas

Foto – Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

Incêndios em grandes proporções atingiram uma propriedade rural em Caseara, região oeste do Tocantins, onde fica parte do Parque Estadual do Cantão.

O fogo que teve início nesta segunda-feira, 29, segue nesta terça-feira, 30.

Segundo o Major da Defesa Civil, Alex Matos Fernandes, desde ontem brigadistas do Naturatins e Municipais  e fazendeiros estão no combate das chamas.

Publicidade

O major explicou ainda que equipes do Corpo de Bombeiros estão se deslocando para dar apoio no local.

Foto – Divulgação

O fazendeiro e morador da região por onde o fogo de alastra, Guilherme Tiezza, disse que toda época neste ano as propriedades sofrem com as grandes queimadas.

Segundo ele, o incêndio já destruiu cerca de 600 hectares.

“Esse ano a gente já teve pelo menos uns 10 focos de incêndio aqui na região do Parque, seja dentro, ou nas vizinhanças, a gente tem aqui, eu tenho na minha fazenda uma unidade de conservação, que chama RPPM Guaíra e a gente faz todo esse esforço pra combater. Tivemos nesses 60 dias cerca de 10 focos de fogo. Essa parte, que é a parte de Caseara, a sede do Parque ela queimou praticamente toda. A gente deveria falar uma coisa de 300 a 400 hectares perdidos. A fazenda que fica entre a minha fazenda e o Parque, tem uma fazenda no meio, que é a do falecido Sabino. Ela tá alugada e é ela que tá pegando fogo. Ali deve ter queimado pelo menos mais uns 600 hectares de reservas, APPs, áreas de  pastagem degradada”.

Vídeos enviados à nossa equipe nesta segunda-feira, mostram toda a destruição causada pelo incêndio. (Assista no final da reportagem). 

O Tocantins está hoje em 4º lugar no número de queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) até o momento foram 6.410 mil focos de calor.

Em primeiro está o Mato Grosso com 15.503, o Pará com 14.169 e o Amazonas com 9.455.

Veja aqui ranking por Estado.

Assista

 

 

Sair da versão mobile