Ícone do site Gazeta do Cerrado

Incidente na Subestação Taquaralto afetou quase sete mil moradores da capital

O início do período chuvoso no Tocantins também significa aumento na queda de raios. Em apenas 24 horas, 7.768 descargas elétricas foram registradas no estado e um deles atingiu a Subestação Taquaralto, que atende a região sul de Palmas. Isso causou um princípio de incêndio que afetou o fornecimento e deixou casas no escuro.

O incidente foi registrado por pouco depois das 23h de terça-feira (24). De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço no estado, na madrugada desta quarta-feira (25), 6.908 clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta do princípio de incêndio.

Os técnicos do centro de operação tiveram que fazer o desligamento da subestação de forma segura e transferir a carga para a Subestação Palmas III. Com o procedimento, 90% das casas que ficaram sem energia tiveram o serviço restabelecido por volta da 0h46. Nos demais locais a luz retornou às 2h46.

Conforme a Energisa, a maior parte das descargas elétricas atingiram as regiões central e norte do estado. Conforme dados do NetClima, empresa especializada em meteorologia e monitoramento climático que atua em parceria com a Energisa, de janeiro a setembro deste ano foram registradas 2.894.175 descargas.

Em outubro, houve o registro de 181.460 raios no Tocantins, totalizando 3.075.635 descargas até terça-feira (24).

Publicidade

A concessionária alerta que qualquer problema com rede elétrica, a orientação é acionar a Energisa por meio do 0800 721 3330 ou pelos canais de atendimento digital.

Sair da versão mobile