Ícone do site Gazeta do Cerrado

Inclusão social, diversidade e acessibilidade na 11ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu

Foto: Victor Emanuel/Divulgação

“Ser artista de Circo é meu sonho. Eu me encontro em todas as atividades e quero aprender cada vez mais para um dia me tornar um grande profissional como os que estão apresentando aqui no Festival.” O depoimento é do aluno do projeto Circo Social, do Circo Os Kaco, Marcos Paulo Pereira de Oliveira, de 13 anos.

Ele foi uma das atrações da abertura do evento neste ano, oferecendo ao público o que aprendeu nos últimos seis meses. Dentre as atividades de preferência, ele destaca o malabares. “Eu já aprendi o monociclo, malabares e perna de pau, mas penso ainda em aprender bolha de sabão e também a ser palhaço e equilibrista “, projeta Marcos Paulo.

O sonho dele se assemelha a de outras 15 pessoas que participam do projeto “Circo Social”, tema do evento neste ano. A iniciativa há 11 anos transforma a realidade de muitas crianças e adolescentes de Taquaruçu, com a oportunidade de aprender de forma gratuita os pilares básicos da Arte- Educação, Educação Popular e Circo Social. A formatura desses estudantes será no sábado, com apresentação na Praça Joaquim Maracaípe.

Foto: Victor Emanuel/Divulgação

Acessibilidade

A inclusão social é destacada nesta edição do evento também através da acessibilidade. O espaço do Circo Os Kaco foi adaptado com rampas para acesso de pessoas com deficiência, há interpretação em Libras em todos os espetáculos e a equipe conta com monitores de acessibilidade.

A estudante de Direito, Michele Veras, atuou como monitora na abertura e aprovou a iniciativa. “Eu monitoro e apoio a inclusão de pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, obesas, crianças de colo como grupos prioritários. Ter esse olhar para as minorias é essencial e deveria acontecer em todos os eventos. Eu tenho deficiência visual, sendo baixa visão, e estou adorando dar esse suporte onde eu ensino, mas principalmente aprendo sobre inclusão e acessibilidade na prática”, explica Michele.

Abertura

A abertura do evento aconteceu na lona do Circo Os Kaco e contou com lançamento de livro que apresentou a prática da técnica circense Mão a Mão, desenvolvida por Mano a Mana; o show Kadulino, O Palhaço Corda Bamba por Kadu Oliviê; e os espetáculos Rato de Biblioteca por Cia Arte Poesia que Gira (GO), intervenção circense, Experimento 360 por Saracura do Brejo (GO) e Varietê Circo na Serra, que reuniu uma diversidade de atrações como palhaços, malabaristas, contorcionistas e muito mais. A programação da noite se encerrou com show de forró pé-de-serra com a banda Paraíba dos 8 Baixos.

Programação

Todas as atrações têm entrada franca e o Festival segue até domingo, 07. Nesta sexta-feira, 05, o Festival recebe oficinas pela manhã, cortejo pelas ruas de Taquaruçu de tarde e, à noite, os espetáculos Atravessando Lugares por Mano a Mana (SP), O Alto da Serra Talhada com a quadrilha junina Matutos da Noite (TO), YOYO Sebastian Godoy (ARG) e Noite de Habilidades.

Festival

Estão previstas mais de 50 artistas regionais, nacionais e internacionais, visando a formação circense e a formação de plateia. O picadeiro mais conhecido do Norte do País, o Festival de Circo vai receber neste ano uma diversidade de atrações circenses como também, quadrilha junina, grupo de capoeira, oficinas, cortejos e apresentações culturais, sendo as atrações dos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e ainda dos países, Argentina e Colômbia.

A realização é do Circo Os Kaco com produção executiva da produtora IUNA Criativa e apoio da Prefeitura de Palmas.

Programação do Festival:

– Sexta-feira, 05/07
Circo Os Kaco
9h- Oficinas para artistas – Mão a Mão por Mano a Mana (SP), Palhaçaria com Sebastian Godoy (Arg) e Perna de Pau com Duo Binne My (Col)
17 hs- Cortejo pela cidade até a praça Maracaípe

Espetáculos Praça Maracaípe
18hs- Atravessando Lugares por Mano a Mana (SP)
19hs – O Alto da Serra Talhada – Quadrilha Junina Matuto da Noite (TO)
19h30 – YOYO – Sebastian Godoy (ARG)
20h30 – Noite de Habilidades

– Sábado, 06 de julho
No Circo Os Kaco
9h – Permacirco por Juciely Rocha (TO)
10h30 – Espetáculo Meu Lixo é o Circo por Circo Os Kaco
15hs- Oficinas Bambolê com Saracura do Brejo (GO) e Bolha de sabão com Thiago Carva (RJ), Acrobacia de Solo com Duo Urbano (SP) e Tecido Acrobático com Débora Motta (RJ)

Espetáculos Praça Maracaípe
18h – Malagueta na Labuta por Farândola Teatro e Circo (GO)
19hs –  Mostra Taquarucirco – Projeto Arte e Cidadania
20hs – Noite de Gala

Domingo, 07 de julho
No Circo Os Kaco
15h – Roda de Capoeira: Capoeira não é só jogo! – roda, musicalidade, oralidade com Mestre Matoso (TO)

Espetáculos na Praça Maracaípe
17h- Intervenção Circense
18h- O Incrível Circo do Churumello por Churumello Circus (RJ)
19h – Corpo e Movimento por Comunidade Ballroom (TO) e Sombras do Hip Hop (TO)
20hs – Noite da Palhaçada

Sair da versão mobile