O 4º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins está promovendo o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd voltado para os povos indígenas da aldeia Canuanã, situada na Ilha do Bananal, região sul do Estado. As atividades iniciaram na segunda-feira, 20, com instrutores do programa, sob a coordenação da tenente Shirley Rocha Albino.
O curso é resultado de um projeto elaborado para atender a comunidade indígena. Nesta primeira edição serão contemplados 150 índios, sendo 117 alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental e 33 membros da comunidade, especialmente pais. As aulas serão ministradas em duas semanas, e conta com a parceria da Comarca de Formoso do Araguaia, Escola Canuanã (Fundação Bradesco) e professores indígenas.
O projeto atende uma reivindicação dos caciques Tehambi Javaé da aldeia Canuanã e Micael Javaé da aldeia Boa Esperança, que ao visitar o 4º BPM no último mês de maio, solicitaram ao Comando da Unidade a realização de ações preventivas junto às suas comunidades. Na ocasião, o tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça acolheu a sugestão.
Visita do comandante durante realização do projeto
Na manhã de quarta-feira, 22, dois dias após o início das atividades do Proerd, o comandante da Unidade, tenente-coronel Barbosa e o subcomandante, major Jaime Porfírio de Souza fizeram uma visita a aldeia Canuanã, onde foram recebidos pelo Cacique Tehambi e acompanharam a ministração das aulas. Na ocasião houve interação entre o efetivo da Polícia Militar e os membros da comunidade indígena, ambos compartilharam as culturas e demonstraram respeito mútuo.
Luana Barros / Ascom PM