Ícone do site Gazeta do Cerrado

Inflação é a menor para março em 24 anos, aponta IBGE

(FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS)

 

O custo de vida para os brasileiros continua a cair. Isso porque, em março, a inflação oficial registrada foi de 0,09%, acumulando no ano o valor de 0,70%. Em ambos os casos, os resultados marcam o menor patamar para o mês desde a implantação do Plano Real, em 1994. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês, a queda de 15,42% no preço das passagens aéreas foi o principal fator que segurou a inflação, seguido pela redução de 0,19% no preço da gasolina. A redução nas tarifas das ligações locais e interurbanas, de fixo para móvel, ajudou a derrubar a inflação dos preços de comunicação, o que também influenciou o resultado de março.

Queda consistente

Esse desempenho confirma a trajetória de queda na inflação iniciada desde a implementação das reformas econômicas. Os preços, que já chegaram a marcar dois dígitos, agora acumulam uma alta de 2,68% nos últimos 12 meses. Isso significa mais poder de compra para a população, o que é importante para garantir crescimento econômico.

Para este ano, a expectativa dos principais analistas consultados pelo Banco Central é de que a inflação fique em 3,53%, dentro dos parâmetros perseguidos pela instituição. Em 2019, a previsão é de que a inflação marque 4,09%.

Sair da versão mobile