Em Palmas, a Semana do Bebê é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Desenvolvimento Social (Sedes) e sociedade civil. São parceiros ainda a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o Banco de Leite e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Nutrição e a Liga de Pediatria.
Primeira Infância
“Um dos principais méritos da Semana do Bebê é demonstrar que o município pode fortalecer ações pela garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade. Então é uma semana para lembrar que a ações são contínuas e que a sociedade pode contar com os serviços de saúde do município”, destaca a coordenadora geral dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasfs) e Ciclos de Vida da Semus, Veruska Veras.
De acordo com Veruska, a fase de maior vulnerabilidade de uma criança corresponde aos seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância, e é nessa fase que ocorre o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. “As experiências vivenciadas nesse período influenciam a criança por toda a vida, por isso elas necessitam de proteção especial, de um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades”, ressalta.
Estudos e descobertas científicas do século XXI confirmam que é durante os três primeiros anos de vida que se formam mais de 90% das conexões cerebrais. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.
Políticas Públicas
O objetivo do Unicef é não só tornar a Semana do Bebê parte do calendário oficial dos municípios, mas garantir como política pública, por meio de um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos municípios, com a participação de entes públicos, privados e a sociedade, que visem assegurar os direitos das crianças na primeira infância.
No Brasil, os direitos das crianças estão garantidos pela Constituição Federal, promulgada em 1988, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos documentos mais avançados de todo o mundo na efetivação da doutrina de proteção integral às crianças e garantia de direitos, facultando-lhes o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Programação
Segunda-feira (22)
CSC Valéria Martins (Arse 122)
8 horas – Abertura oficial da Semana do Bebê
Apresentação do novo Bebê prefeito; esquete com o Núcleo de Arte Terapia e Educação Popular em Saúde (Nupops); teste do pezinho e vacinas; teste rápido: gravidez, DSTs (apoio do Henfil); oficina de primeiros-socorros em crianças com apoio dos Bombeiros; oficina de Incentivo e Apoio ao aleitamento materno e doação de leite humano (com sala de amamentação e orientações) – apoio do Banco de Leite Humano Hospital Dona Regina; escovação supervisionada e aplicação de flúor (crianças acima de dois anos); cantinho da leitura com troca de livros e brinquedos; espaço kids; brincadeiras com oficina de brinquedos; agendamento para o atendimento no turno vespertino para Clínica do Bebê (BBCLIN – menores de dois anos);
Tarde
Apresentação do projeto BBClin; oficina de Shantala; oficina de Preparo para o Parto (gestantes); oficina de Sling; oficina de papinhas; atendimento BBClin; Roda de conversa médicos e a comunidade; oficina Pais e filhos; escovação supervisionada e aplicação de flúor (crianças acima de dois anos); Cantinho da leitura com troca de livros e brinquedos; espaço kids; brincadeiras com oficina de brinquedos; teste do pezinho e vacinas; encerramento com atividade cultural (Quadrilha,Capoeira,Coral).
CSC (Arno 41)
Apresentação sobre Aleitamento Materno; relatos de vivências com contextualizações dos profissionais CSC Arno 41, Arno 61, Arno 71 e Núcleo de Apoio à Saúde Familiar Kanela.
CSC (Arne 53)
Manhã
Grupo de Puericultura com atividades mãe e bebê, abordagem sobre acidentes domésticos.
Tarde
Tarde do Bebê: com roda de conversa sobre os cuidados com o bebê e vínculo mãe e filho; sala de espera sobre Saúde Bucal: avaliação clínica dos bebês; oficina de Shantala: fortalecendo vínculo e cuidados.
CSC Laurídes Milhomem (Jardim Aureny III)
Manhã
Sala de Espera sobre a responsabilidade paterna na Criação do bebê com a psicológa do Nasf Xerente 1, Ana Carolina.
CSC Liberdade (Jardim Aureny III)
Sala de Espera sobre a responsabilidade paterna na Criação do bebê, com a psicóloga do Nasf Xerente 1, Ana Carolina.
CSC – Arse 82
Manhã
8 horas – abertura e café da manhã
10 horas – Palestra sobre a “Importância do aleitamento materno relacionado à obesidade infantil”
Tarde
14 horas – Oferta de teste rápido; palestra sobre “A importância da higiene bucal em gestantes e na primeira infância.
15 horas – Sessão cinema.
CSC BELA VISTA
8 às 10 horas – Palestra e orientações sobre o cuidado com os RN e a importância do aleitamento materno, com material audiovisual.
CSC Morada do Sol
8 às 9h30 – Palestra e orientações sobre o Aleitamento materno e os primeiros cuidados bucais.
CSC – Arse 13
13 horas – Cuidados ao bebê recém-nascido.
CSC Santa Bárbara
16h30 – palestra sobre “Alimentação da criança e saúde bucal no primeiro ano de vida”
CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
8h30 às 11 horas – Palestra “Cuidados prioritários na primeira infância”; consultas de Puericultura; orientações e atualizações do cartão de vacina.
CSC WALTERLY WAGNER (Taquaruçu Grande)
Manhã e tarde
Palestras sobre “Aleitamento Materno, dúvidas e relevâncias para saúde do bebê e da mulher”; Dinâmica “Verdades e Mitos sobre a Gestação e 1ª Infância”; palestras “Introdução de alimentos”, “Alimentação complementar e Manejo correto do Banho”; “Segurança da Criança: manejo correto para segurar as crianças”; Palestra “Saúde bucal do bebê: primeiros cuidados e higienização bucal”; palestra “Desestímulo a automedicação e orientações quanto o horário correto e suas implicâncias”.
CRAS Taquaruçu
9 horas – Palestra sobre Amamentação exclusiva e Prevenção de Gravidez
Terça-feira (23)
CSC – Arno 71
Manhã
8 horas – Abertura com Coffee Break
8h30 – Palestra educativa sobre Aleitamento Materno para gestantes da Arno 71 e Santo Amaro e palestra educativa sobre higiene oral para mães com crianças de 0 a 2 anos.
9 horas – Oficina “Preparo de Saladas” e Oficina “Confecção de papinhas doces e salgadas” para gestantes Arno 71 e Santo Amaro.
CSC Arno 41
Manhã de atividade no CMEI Pequenos Brilhantes
Momento Shantala (capacitação de profissionais); massagem nas crianças juntamente com pais e profissionais
CSC (Arse 82)
Manhã
9 horas – palestra “Direitos da gestante e do bebê”
10 horas – palestra “Cuidados com a criança na primeira infância”
Tarde
14 horas – palestra “Desenvolvimento motor infantil”
15 horas – Oficina de Shantala
CSC – Arso 111
Manhã e tarde
Período de puericultura, palestra sobre “Alimentação saudável”; escovação; aleitamento materno; empoderamento da mulher para o parto, hora do mamaço; esquetes Nupops; roda de conversa: “Parto Humanizado, Amamentação e Introdução alimentar”; apresentação musical; promoção de Educação em Saúde: “Importância de manter a vacinação em dia e frequentar as consultas de puericultura”
CSC – Arse 131
A partir das 15h30 – Dia da Gestante – Grupo de gestante e companheiros; oficina de Relaxamento; teatro sobre Alimentação na gestação: mitos e verdades; oficina de Preparo de água saborizada; sorteio de brindes; lanche (frutas); brinquedoteca para crianças maiores.
CSC Bela Vista
Manhã
Palestra e orientações sobre o cuidado com os recém-nascidos e a importância do aleitamento materno, com material audiovisual.
Tarde
14 horas – teatro e ação educativa dos cuidados na primeira infância
CSC Setor Sul
Manhã
Palestra sobre “Orientações alimentares para gestantes e puérperas”
CSC Arne 54
7h30 às 8h30 – Roda de conversa com as mães sobre “Desenvolvimento Infantil’’
CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
Manhã
8 horas – palestra sobre o projeto BBClin
9 horas – Banco de Leite
9h30 – Atividade de preparação para o parto
10h30 – palestra sobre “Alimentação complementar e Aleitamento Materno”
CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
Manhã
Visita Domiciliar da equipe multiprofissional a puérperas recém-nascidos e famílias com crianças menores de seis anos; Orientações sobre imunização.
CSC Buritirana
9 às 11 horas – palestra sobre “Cuidados com acidentes domésticos na primeira infância” e oficina na ETI Luiz Nunes sobre saúde bucal
CRAS – Arno 43
16 horas – Orientação sobre cuidados com o bebê; confecção de peças decorativas; confecção de nomes para ornamentar o quarto do bebê.
Quarta-feira (24)
CSC – Arse 101
Manhã
Oficina de papinha; teatro para aleitamento materno (Nupops); Shantala para bebês;
CSC – Arse 131
8 horas – Dia do Bebê com oficina de introdução alimentar para os bebês; oficina de Shantala (massagem relaxante para o bebê); sessão de fotos com um painel criativo; sorteio de brindes; lanche (frutas); brinquedoteca para crianças maiores; avaliação dos cartões de vacina.
Grupo de puericultura (0 a 2 anos) palestras sobre cuidados com o bebê; higienização/ cuidados bucal do bebê; e oficina sobre acidentes domiciliares com crianças de 0 a 5 anos.
CSC – Arno 41
Manhã no CMEIS da região
Orientação sobre higiene bucal na primeira infância; Orientações e confecção de material informativo para pais sobre os cuidados com a saúde bucal; momento bebês, após lanche.
CSC Morada do Sol
7 horas – palestra sobre Cuidados da primeira infância: Parto humanizado e a importância da higienização bucal
CSC Francisco Júnior – Arno 41
Manhã
8 horas – oficina de shantala;
9 horas – oficina de saúde bucal
Atualização dos cartões de vacina e teste do pezinho
Tarde
14h30 – oficina Mamãe-bebê
15h30 – palestra “Vínculo Mamãe-bebê”
16 horas – oficina sobre “Alimentação complementar”
Atualização dos cartões de vacina e teste do pezinho
CSC – Arse 13
13 horas – palestra sobre “Cuidados ao bebê recém-nascido”
CSC Loiane Moreno – Arse 24
8h10 – Abertura do evento com de café da manhã para os participantes;
Apresentação com os atores do Nupops;
8h40 – Roda de conversa com o tema: Introdução de alimentos na dieta do bebê;
9h10 – Roda de conversa com o tema: Direitos da gestante e do bebê;
10h30 – Oferta da bioimpedanciometria ou análise da bioimpedância, que é um exame que permite a avaliação da composição corporal de um indivíduo;
CSC – Arne 62
7h30 às 8h30 – Atividade de puericultura falando sobre: Acidentes na Primeira Infância; Momento de escovação assistida com as crianças;
14 horas – Roda de conversa com mães: Brincadeiras de criança, o resgate de brincadeiras antigas e aplicação com as crianças.
CSC José Lúcio (Lago Sul)
8 horas – Shantala; Roda de Conversa sobre os direitos das mães; Roda de conversa sobre amamentação e introdução alimentar; Higiene bucal do bebê; palestra sobre saúde do bebê.
CSC Taquari
8 horas – Atendimento Odontológico para os bebês
CRAS – Arse 131
15 horas – cuidados com o bebê; oficina sobre acidentes domiciliares; avaliar os cartões de vacina; higienização/cuidados bucal do bebê
CRAS Santa Bárbara
10 horas – importância da Imunização; prevenção de acidentes domésticos; saúde Bucal
CRAS Aureny III
10 horas – Saúde Bucal do bebê
Quinta-feira, 25
CSC – Arno 41
Manhã na Base comunitária da 305 Norte;
Atividades com pais com assuntos referentes à criança (bebês de 0 a dois anos).
CSC Buritirana
9 horas – Pré-natal odontológico
CSC Walter Morato (Taquaruçu)
A partir das 8h30, nos CRAS de Taquaruçu – palestra sobre Manejo e cuidados na amamentação; Cuidados Prioritários no parto e puerpério imediato; Avaliação antropométrica, sinais vitais e atualização do cartão de vacina; Consulta de Pré-natal.
CSC Morada do Sol
8 horas – Apresentação Nupops
CSC Bela Vista
8 às 10 horas – Roda de conversa sobre Direitos da gestante e do bebê e a importância do aleitamento materno exclusivo até o 6° mês e estimulação e interação com o bebê