Ícone do site Gazeta do Cerrado

Insatisfeitos, moradores de Tocantínia protestam contra desinstalação de comarca: “retrocesso”

Equipe Gazeta do Cerrado

Na tarde dessa segunda-feira 02 de setembro moradores de Tocantinia, protestaram contra a decisão do Tribunal de Justiça que desistalou a Comarca da cidade. Participaram da manifestação vereadores e Prefeito da cidade, Silvino Neto.

Um abaixo assinado da população vai anexar a petição dos Sindicato dos servidores da justiça que entrou com ação no Conselho Nacional de justiça pedindo a manutenção da comarca de Tocantinia.

O morador e líder da cidade, Diego Costa afirmou que “a extinção do fórum de Tocantínia é um retrocesso para a comunidade principalmente para os municípios pertencentes à comunidade de Tocantínia que são Lajeado, Rio Sono e Lizarda”, disse. Segundo ele, a maioria da população e carente e ficará prejudicada sem os serviços. “Os indígenas também ficarão prejudicados e sem a comarca saírao também Ministério Público e Defensoria Pública, a cidade vai ficar desassistida”, disse.

Ele afirmou que os reflexos serão grandes. A comarca foi anexada na de Miracema. ” Tem a travessia do rio e outros fatores que dificultam a comunidade a ir lá. Essa decisão sem ouvir a cidade é um retrocesso”, disse.

Com a desinstalação, o acervo de processos será remetido para Miracema e os servidores realocados para a cidade vizinha. A medida desagradou a população do município.

Veja imagens do protesto:

Sair da versão mobile