Ícone do site Gazeta do Cerrado

Instabilidade gera reclamações e atrapalha inscrições para o Encceja no Tocantins

 

Conteúdo Gazeta do Cerrado

Reclamações sobre as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Tocantins.

Leitores da região do Bico do papagaio alegam instabilidade no sistema o que tem impedido várias pessoas de fazer as inscrições.

A Gazeta busca explicações sobre o impasse.

Por causa da pandemia do coronavírus, as inscrições para o Encceja 2020 poderão ser feitas até dia 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet, e as provas serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, um domingo.

Pelo número disponibilizado para suporte e mais informações os que tentam fazer inscrições também afirmam que eu não conseguem concluir o processo.

No Tocantins, as provas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para o ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso, 25 de abril de 2021. Para o ensino médio, 18 anos.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Sair da versão mobile