Ícone do site Gazeta do Cerrado

Instituto diz que desmatamento teve queda de 55% em um ano no Tocantins

Foto: Divulgação

O desmatamento no Tocantins caiu 55% em um ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os nove estados da região da Amazônia Legal, o Tocantins foi o que menos desmatou, com 26 km² de área devastada entre agosto de 2016 e julho de 2017.

O resultado é o melhor da série histórica, que começou em 1988. O Inpe afirma que a região é monitorada por quatro satélites independentes. Um é norte americano, um indiano, um inglês e um é de uma parceria entre a China e o Brasil. A medida é para garantir que o monitoramento não seja prejudicado pela presença de nuvens, por exemplo.

Os outros estados monitorados são o Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. O Amapá foi o único que apresentou aumento na taxa, com 31 km² desmatados no mesmo período.

Em toda a região, houve uma diminuição média de 16% no tamanho das áreas desmatadas. Mesmo assim, a Amazônia brasileira teve mais de 6,6 mil km² devastados pela exploração ilegal. 2,4 mil km² foram desmatados no Pará, que ainda é o estado que mais desmata no Brasil.

Publicidade

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile