Ícone do site Gazeta do Cerrado

Irma Galhardo percorre o país com oficinas para professores através do Arte da Palavra, maior circuito literário do Brasil


A escritora e arte-educadora Irma Galhardo é uma dos 50 escritores escolhidos em 2023 pela curadoria nacional do Sesc para compor o “Arte da Palavra”, maior projeto de circulação literária do país. O projeto ARTE DA PALAVRA– REDE SESC DE LEITURAS, criado em 2017, busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras de escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Irma atua no eixo Circuito de Criação Literária, composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, como também criar leitores com maior bagagem literária.

A oficina ministrada por Galhardo, que tem duração de uma semana em cada município contemplado pelo projeto, aborda detalhes da arte de contar histórias, além de refletir sobre o contador de histórias tradicional e o contador moderno, embasado nos ensinamentos de Walter Benjamin (1987) em O Narrador. Transita também pela poesia e estabelece diálogo com os fundamentos do letramento literário, que é a forma de aproximar o aluno da leitura literária de maneira prazerosa, e que foi uma das teorias que nortearam a pesquisa da autora em seu mestrado acadêmico na Universidade Federal do Tocantins.
Segundo Irma, “Ser escolhida para o Arte da Palavra este ano é um importante reconhecimento do meu trabalho, levar meu fazer literário e performances para outros estados é maravilhoso, é a realização de qualquer artista. E poder fazer isso com a chancela do Sesc é muito bom! Sabemos que o Sesc tem credibilidade, que só agrega sua marca a profissionais sérios, portanto tá sendo uma alegria participar! Isso sem contar a quantidade de gente, lugares e cultura diferente que temos contato. Ver o Rio Amazonas, por exemplo, sentir um pouco da energia que flui naquela imensidão foi algo que me impactou muito. E deliciar a diversidade da culinária brasileira tem sido saborosíssimo!”
A participação do Tocantins no circuito de 2023 iniciou em abril no estado da Paraíba e finalizará no início de dezembro em Maceió-AL. Cidades como São Leopoldo do Sul-RS, Araranguá-SC, Cuiabá-MT, Triunfo-PE, Anápolis-GO, Macapá-AP, Rio Branco-AC e outras, receberam a oficina que contou também com doações de livros de literatura tocantinense e performance poética da escritora.

Sobre a autora:

Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Literatura pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem nove livros publicados e vários prêmios por editais. É membra da Academia Palmense de Letras no Tocantins, membra correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália.

Ig: https://www.instagram.com/caravanadelendasdotocantins/
Site:https://irmagalhardo.wordpress.com/

Sair da versão mobile